logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Inscrições para empréstimo de bicicletas pelo CoolabBici terminam dia 13 de agosto

Com o objetivo de incentivar a mobilidade urbana ativa, o projeto de extensão CoolabBici está com inscrições abertas até domingo, 13 de agosto, para o empréstimo de bicicletas para a comunidade da Universidade Federal do Paraná. O empréstimo pode ser feito por alunos de graduação e pós-graduação, servidores docentes e técnicos-administrativos e terceirizados da UFPR, durante um semestre letivo, através do preenchimento de formulário neste link.

Para se inscrever, é preciso ter 18 anos completos e saber andar de bicicleta. Não é necessário ter experiência em pedalar na rua. O preenchimento do formulário não garante o acesso a uma bicicleta, pois as unidades são limitadas. O resultado dos contemplados será divulgado a partir do dia 15 de agosto.

O projeto CoolabBici – Sensibilização para o uso da bicicleta como modal de transporte pela comunidade UFPR – é vinculado ao programa de extensão Ciclovida e tem como objetivo incentivar e promover a mobilidade urbana ativa por bicicleta através do empréstimo de bicicletas para a comunidade interna da universidade.

As bicicletas são obtidas através de doações ou abandonos nos campi da UFPR. As docinhos (apelido das bicicletas do projeto) são muito bem cuidadas e entregues para os interessados cadastrados. A partir do momento da retirada, o participante se torna responsável pela conservação e guarda da bicicleta durante o semestre letivo. Os usuários devem realizar a manutenção do equipamento e fazer eventuais substituições necessárias de peças que possam apresentar desgaste pelo uso.

Nos casos em que os participantes não se adaptem à utilização da bicicleta, devem devolvê-la para que seja repassada a outra pessoa. O projeto também dá suporte explicando as regras básicas de segurança no trânsito e, se necessário, indicando o atendimento do trabalho voluntário do Bike Anjo, para traçar rotas mais seguras e com menos movimento e fazer acompanhamento no trânsito.

O projeto está em constante aprimoramento do sistema de empréstimo utilizando ferramentas e metodologias de design thinking e design de serviços, além de também ter como inspiração iniciativas prévias de coletivos ativistas. Além de promover a mobilidade urbana ativa, a iniciativa envolve saúde física e mental e redução do trânsito e da poluição nas proximidades dos campi da UFPR.

Acompanhe o atividades do CoolabBici no Instagram.

Imagem em destaque: Zhivko Dimitrov, por Pixabay

Sugestões

Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Pré-Vestibular Comunitário da UFPR está com vagas remanescentes abertas
O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná...
Sextas na pós debate mundo digital, fake news e práticas curriculares
O projeto “Sextas na pós: conversas com professores(as)”, promovido pelos Programas de Pós-Graduação...