logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

INSTITUCIONAL

Conselhos Superiores

A SOC é órgão suplementar de apoio aos conselhos da Administração Superior, ou seja: COUN, CONCUR, COPLAD e CEPE.

> Site da SOC

O Conselho Universitário, presidido pelo reitor, é o órgão máximo deliberativo da UFPR e é resultado da união dos membros do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) e do Conselho de Planejamento e Administração (Coplad). Tem como principal objetivo traçar a política universitária, funcionando também como última instância recursal. É presidido pelo Reitor e composto por 51 membros dentre professores, técnicos administrativos, alunos e representantes da comunidade.

> Relação de membros do Conselho Universitário

É o órgão destinado a exercer a fiscalização econômico-financeira da Universidade. O exame da contabilidade, os balancetes mensais e o parecer sobre a prestação de contas anual do Reitor são realizados pelo Conselho de Curadores, composto por cinco representantes da classe dos professores titulares, um representante discente, um do Ministério da Educação e um representante da Comunidade. Devido a natureza de suas atribuições, o CONCUR é o único Conselho que não é presidido pelo Reitor.

Ligado ao CONCUR está a Auditoria Interna da UFPR, que é um órgão de avaliação independente e de assessoramento da Administração. Tem como objetivo fortalecer a gestão através da racionalização das ações de controle e prestar apoio aos órgãos do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal. É vinculada ao Conselho de Curadores, nos termos do § 3º, art. 15º, Decreto 3591/00 e Portaria n.º 471/GR, de 21/02/2003.

> Relação de membros do Conselho de Curadores

Destina-se a traçar as diretrizes orçamentárias, deliberar sobre recursos, equipamentos, insumos, além de toda sorte de processos administrativos. É responsável pela criação de novas unidades, como departamentos, setores e assessorias. O Conselho de Planejamento e Administração é presidido pelo reitor e composto por 30 membros, dentre os quais representantes das unidades administrativas, como diretores de setor, e representantes demais docentes, técnico-administrativos, discentes (na proporção de um quinto do total de membros) e da comunidade.

> Relação de membros do Conselho de Planejamento e Administração

É o órgão superior, normativo, deliberativo e consultivo em matéria de ensino, pesquisa e extensão. Dentre suas competências, destacam-se a fixação de normas para processos seletivos de ingresso na UFPR, currículos de cursos de graduação e pós-graduação, bem como a criação de cursos de especialização, aperfeiçoamento e capacitação. O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão é presidido pelo Reitor e composto por 21 membros, dentre os quais representantes docentes de cada um dos setores didáticos da UFPR, representantes dos coordenadores dos cursos de graduação e pós-graduação, representantes dos servidores técnico-administrativos, da comunidade e representantes discentes da graduação e da pós-graduação na proporção de um quinto do total de membros.

> Relação de membros do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão