ENSINO

Mestrado e Doutorado

A pós graduação na UFPR

Os cursos de mestrado e doutorado compreendem o que se conhece como pós-graduação stricto sensu. A concepção de cada curso de mestrado ou doutorado deve demonstrar seus componentes, tais como objetivos, áreas de concentração, linhas de pesquisa e projetos de pesquisa, estrutura curricular, conteúdo das disciplinas e corpo docente. A página de cada programa contém todas as informações sobre sua estrutura didática, áreas de concentração e linhas de pesquisa, normas internas, composição do corpo docente, processos seletivo de ingresso e de bolsas de estudo, editais vigentes, produção acadêmica, e muito mais.

Conheça os Cursos de Mestrado e Doutorado da UFPR

Ingresso em cursos de Mestrado e Doutorado

Para ingressar na pós-graduação é preciso acompanhar a publicação do edital de seleção no site do curso desejado.Todas as informações sobre seleção, ingresso, matrícula, critérios de concessão de bolsas de estudo, processos seletivos de mestrado e doutorado em andamento e calendário acadêmico estão no site de cada Programa de Pós-graduação.

Entrando no site do programa de pós-graduação de seu interesse é possível conhecer a estrutura curricular, as linhas de pesquisa, áreas de concentração, o regimento do curso,  formas de avaliação, editais vigentes, critérios para concessão de bolsas de estudos e as formas de contato com a secretaria e a coordenação do programa de pós-graduação.  Cada programa de mestrado e doutorado da UFPR segue um calendário próprio para processos seletivos.

Cursos recomendados e reconhecidos

Todos os cursos de mestrado e doutorado dos programas de pós-graduação stricto sensu da UFPR são recomendados e reconhecidos pela CAPES.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é a responsável pela avaliação dos cursos de mestrado e doutorado no país, determinando, portanto, quais destes cursos atendem ao requisito básico estabelecido pela legislação vigente para serem reconhecidos pelo Ministério da Educação por meio do Conselho Nacional de Educação (CNE) e, em decorrência, expedirem diplomas de mestrado e/ou doutorado com validade nacional. A relação completa de todos os cursos recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pode ser encontrada na página da agência.