logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Avaliação Institucional

A Avaliação Institucional visa à melhoria da qualidade da educação superior, assegurada pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), que inclui em seu processo a avaliação: 

  1. das instituições de educação superior, 
  2. dos cursos de graduação, e 
  3. do desempenho acadêmico de seus estudantes. 

  Os resultados da Avaliação Institucional constituem referencial básico dos processos de regulação e supervisão da educação superior para os atos de: 

  1. credenciamento e renovação de credenciamento de instituições de educação superior, e 
  2. autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de graduação. 

A Lei do SINAES (Lei n.º 10.861/2004) prevê a Avaliação Externa e a Avaliação Interna, sendo esta última de competência da Comissão Própria de Avaliação (CPA. Assim, a CPA é responsável pela condução das políticas internas de avaliação e por coordenar a aplicação de pesquisas aos servidores e alunos da instituição. 

      As pesquisas visam estimular o autoconhecimento e aprimorar a instituição, por meio de uma análise reflexiva dos resultados, que levam os gestores a nortear o planejamento interno das unidades e a priorizar as ações de melhorias com base na percepção da comunidade interna.  

      Na UFPR, a CPA é formada por representantes dos segmentos dos técnicos, dos docentes, da administração, dos discentes e da sociedade civil. Conta com o apoio da Secretaria Executiva de Avaliação Institucional e de Representantes ou Comissões Locais de Assessoramento. 

      Para saber mais sobre a Avaliação Institucional, acesse o portal da Comissão Própria de Avaliação: www.cpa.ufpr.br.