logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais de Ensino Superior de todo o país. O projeto tem por objetivo destacar o impacto da ciência na sociedade e promover a divulgação de pesquisas relevantes para o desenvolvimento do país. Com estreia agendada para o dia 12 de agosto, a série é uma iniciativa conjunta de dezenas de universidades brasileiras, por meio do Colégio de Gestores de Comunicação das IFES (Cogecom), que integra a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). “Um dos objetivos da Andifes é trabalhar pela valorização das nossas instituições federais. Um espaço como esse, na TV Brasil, nos permite mostrar para todo país aquilo que os nossos pesquisadores têm realizado em prol do desenvolvimento científico brasileiro”, explica a reitora Márcia Abrahão Moura, presidente da Andifes.

Unindo o conhecimento acadêmico à criatividade na produção audiovisual, a série mostra, ao longo dos episódios, histórias de cientistas brasileiros que vêm revolucionando suas áreas de estudo, ao trazerem grandes avanços para a sociedade. As temáticas são variadas e foram pensadas a partir das oito áreas de conhecimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Pesquisas sobre o meio ambiente, saúde, educação, ciências humanas e sociais, ciências exatas e biológicas, ciências agrárias, além de arte e cultura, estão presentes a cada novo episódio.

A série pretende fomentar a divulgação da ciência e da educação no país. A parceria com a TV Brasil vem ampliar a visibilidade sobre as ações e pesquisas brasileiras, democratizando ainda mais o acesso à produção científica realizada pelas Instituições de Ensino Superior. “É papel da comunicação pública dar visibilidade à produção científica, tecnológica e ao desenvolvimento sustentável. Exibir a série é a demonstração do nosso compromisso com os sistemas públicos de educação, valorizando a identidade, a cultura e os saberes do povo brasileiro, explicou Cidinha Matos, Diretora de Jornalismo da Empresa Brasileira de Comunicação.

A reportagem de estreia será da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e vai mostrar as pesquisas realizadas com insetos da Amazônia e seus impactos para o meio ambiente. Os episódios serão exibidos dentro do telejornal Repórter Brasil. “A produção em rede tem o poder de agregar, em um mesmo espaço, aquilo que vem sendo desenvolvido de norte a sul do Brasil. O quadro pretende ser esse espaço privilegiado de voz, com seus diferentes sotaques, para os pesquisadores que são destaque em nosso país. Da mesma forma, o exercício de produção jornalística coletiva agrega os comunicadores e suas diferentes formas de produção,” conclui Maíra Bittencourt, diretora do COGECOM. Na primeira temporada serão exibidas reportagens de 18 instituições e a proposta é contemplar, nas próximas temporadas, outras instituições federais de ensino superior.

A criação da vinheta de abertura retrata, de maneira visual, a intersecção das diferentes esferas do conhecimento, a fluidez e a colaboração científica – trazendo a ideia da interação entre as diferentes áreas do conhecimento do CNPq. A conceituação visual e a trilha sonora foram realizadas pela equipe de TV da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Veja o teaser que a Cogecom preparou.

Onde assistir:
Na TV Brasil, a partir do dia 12 de agosto, às 19h, no Repórter Brasil e nos canais das TVs Universitárias de todo o Brasil.

Com informações da Cogecom

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
Inscrições para empréstimo de bicicletas pelo CoolabBici terminam dia 13 de agosto
Com o objetivo de incentivar a mobilidade urbana ativa, o projeto de extensão CoolabBici está com inscrições...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...