Será lançado na próxima segunda-feira (29), às 10 horas, o Programa de Gestão de Alta, que formaliza a parceria entre o Complexo HC (CHC) da UFPR e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Curitiba. Pioneiro no Brasil, o programa estabelece estratégias para a continuidade do cuidado com pacientes após a alta hospitalar, evitando reinternações, a partir de uma maior integração entre o HC e as unidades básicas de saúde.
Participarão do lançamento, no auditório do Setor de Ciências da Saúde da UFPR, o mnistro da Saúde, Ricardo Barros; o prefeito de Curitiba, Rafael Greca; o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Kleber de Melo Morais; o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca; a secretária municipal de Saúde, Márcia Huçulak; e a superintendente do CHC, Claudete Reggiani.
Primeiros resultados
Em seguida ao lançamento ocorrerá o evento “Gestão de Alta – estratégia para a continuidade do cuidado” em que o grupo de gestão de alta do Complexo HC irá explicar o projeto para profissionais de saúde das Unidades Básicas de Saúde da capital paranaense.
O objetivo principal do programa é uma maior interação entre as unidade sbásicas de saúde e o Complexo HC, que atende casos de médio e alto risco. O hospital já recebe pacientes da rede básica, o que é chamado de referência.
O trabalho inédito no Brasil, agora, será a devolução do paciente que carece de acompanhamento para a unidade de saúde de sua localidade (contrarreferência). Com isso, o paciente continua em tratamento perto de sua casa, evitando complicações após a alta e reinternações desnecessárias.
O programa é inspirado em experiências do Canadá, Portugal e Espanha e seus benefícios já podem ser notados em projeto-piloto do CHC. Desde agosto de 2017, já foram encaminhados (contrarreferenciados) 478 pacientes às unidades básicas, com apenas oito reinternações.
O projeto é indicado para os portadores de doença crônica de difícil manejo, que precisam de continuidade de tratamento no domicilio ou de cuidados paliativos e, ainda, para os que tenham necessidade de cuidados especiais, fazem uso de dispositivos e/ou necessitam de reabilitação.
Serviço: Evento – Gestão de Alta: estratégia para a continuidade do cuidado
Segunda-feira, 29 de janeiro
Às 10 horas
No Auditório do Setor de Ciências da Saúde da UFPR – Rua Padre Camargo, 280 (rua dos fundos do HC)