logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Zaki e Mulinari recebem título de Cidadão Honorário de Toledo e escritura de doação de terreno do campus

O reitor e o vice-reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho e Rogério Andrade Mulinari, receberam na sexta-feira à noite (dia 11) o título de Cidadão Honorário de Toledo e ainda a escritura de doação do terreno de 34.619,75 metros quadrados onde será construído o campus que abrigará o recém-criado curso de Medicina na cidade.

O título foi proposto pelo prefeito Beto Lunitti em agradecimento pelo empenho do reitor e do vice na instalação do curso, em 2015, atendendo à antiga reivindicação do município e da região. Os representantes da UFPR receberam a honraria em solenidade que teve ainda uma cantata natalina com alunos da Escola Municipal Osvaldo Cruz, do Distrito de Vila Nova. Eles receberam o título das mãos do prefeito Beto Lunitti; do vice-prefeito de Toledo, Adelar Holsbach; e do presidente da Câmara de Vereadores, Ademar Dorfschmidt.

Zaki recebeu o título das mãos do prefeito Beto Lunitti (de gravata vermelha); do vice-prefeito de Toledo, Adelar Holsbach; e do presidente da Câmara de Vereadores. Imagem Ademar Dorfschmidt (à dir.). Imagem: Ricardo Morante/Prefeitura de Toledo.
Zaki recebeu o título das mãos do prefeito Beto Lunitti (de gravata vermelha); do vice-prefeito de Toledo, Adelar Holsbach; e do presidente da Câmara de Vereadores, Ademar Dorfschmidt (à dir.). Imagem: Ricardo Morante/Prefeitura de Toledo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mulinari também  recebeu o título das mãos do prefeito Beto Lunitti (de gravata vermelha); do vice-prefeito de Toledo, Adelar Holsbach; e do presidente da Câmara de Vereadores. Imagem Ademar Dorfschmidt. Imagem: Ricardo Morante/Prefeitura de Toledo.
O título de Mulinari também foi entregue pelo prefeito Beto Lunitti; pelo vice-prefeito, Adelar Holsbach; e pelo presidente da Câmara de Vereadores, Ademar Dorfschmidt. Imagem: Ricardo Morante/Prefeitura de Toledo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O terreno custou R$ 3.637.240,10 e foi comprado pela prefeitura junto à Coamo Cooperativa. Até a construção das obras previstas no projeto, o campus funcionará provisoriamente na unidade administrativa Ivanir Ângelo Toffolo, antiga sede da Secretaria Municipal de Educação de Toledo, no Jardim La Salle.

Foco será PSF

O reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, afirmou que a construção dos prédios destinados ao campus deve começar em 2017. Zaki explicou que os cálculos dos investimentos necessários à compra dos livros, equipamentos, mobiliário e à instalação dos laboratórios estão sendo finalizados, mas adiantou que o campus da UFPR de Palotina dará suporte ao de Toledo.  Além disso, o Setor de Ciências da Saúde da UFPR – sob a supervisão do vice-reitor Rogério Mulinari – fará o treinamento e acompanhamento do corpo docente e da infraestrutura necessária para o pleno funcionamento do curso.

Zaki e Mulinari receberam a escritura do terreno doado pelo município das mãos do prefeito Beto Lunitti. Imagem: Ricardo Morante/Prefeitura de Toledo.
Zaki e Mulinari receberam a escritura do terreno doado pelo município das mãos do prefeito Beto Lunitti. Imagem: Ricardo Morante/Prefeitura de Toledo.

Zaki explicou ainda que a diferenciação de Medicina em Toledo será o foco no programa federal Saúde da Família, de acordo com nova diretriz curricular definida pelo MEC. “Futuramente, poderemos pensar também na criação de cursos de pós-graduação no Campus e em expandi-lo para outras áreas da saúde”, disse.

Para o vice-reitor, Rogério Mulinari, a implantação do curso é uma ação onde todos ganham. “O município, a região de Toledo e a própria UFPR serão beneficiadas. É uma inserção precoce, com professores médicos já no primeiro ano do curso, portanto, isso exige uma série de aprendizados, tanto para nós da universidade, quanto dos novos professores”. A UFPR vai disponibilizar para toda a comunidade médica um software chamado UpToDate. “É uma ferramenta de suporte a decisões médicas baseado em evidências, confiado pelo mundo todo por profissionais de saúde para ajudá-los a tomar as decisões certas no local de atendimento”, disse.

Alunos da Escola Municipal Osvaldo Cruz, do distrito de Vila Nova, fizeram uma apresentação antes da solenidade de entrega dos títulos a Zaki e Mulinari. Imagem: UFPR.
Alunos da Escola Municipal Osvaldo Cruz, do Distrito de Vila Nova, fizeram uma apresentação antes da solenidade de entrega dos títulos a Zaki e a Mulinari. Imagem: UFPR.

Concurso

O curso começa a funcionar em março de 2016 e, já no primeiro vestibular para o ingresso dos 60 alunos iniciais no concurso promovido neste ano, ocupou o segundo lugar na relação candidato/vaga, com 37,02.

Os profissionais que irão ministrar aulas no Campus Toledo da UFPR serão selecionados por concurso público. Desde 19 de novembro, as inscrições para o concurso estão abertas e seguem até 18 de dezembro. Mais informações sobre o concurso podem ser acessadas no www.saude.ufpr.br.

Assessorias de Comunicação da UFPR e da Prefeitura de Toledo

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...