Zaki Akel destaca internacionalização da UFPR em reunião com coordenadores das pós-graduações

06 maio, 2014
18:41
Por
0
UFPR

O reitor da UFPR (Universidade Federal do Paraná), Zaki Akel Sobrinho, e o vice-reitor, Rogério Andrade Mulinari, participaram de reunião nesta terça-feira (dia 6) com o objetivo de debater as ações de internacionalização da universidade. Convidado especial da reunião com os coordenadores dos cursos de pós-graduação da UFPR, o reitor destacou os avanços promovidos neste campo e disse que não deseja que a universidade seja apenas um bureau de estudantes, mas também uma referência mundial em vários campos do conhecimento.
“Queremos que as aulas sejam dadas em inglês e que recebamos alunos do mundo todo. Queremos, ainda, internacionalizar a UFPR em várias áreas e fazer pesquisas em conjunto com outras universidades”, disse Zaki Akel, que destacou sua preocupação de gerir a instituição a partir do conceito de construção coletiva. O reitor lembrou os vários avanços obtidos em sua gestão, como por exemplo o fato de a UFPR ter sete cursos com nota 6 na Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), e as conquistas em quatro áreas: a expansão física da UFPR, a ampliação das fontes de financiamento, o aprimoramento dos recursos humanos e a internacionalização da universidade.
Mulinari também destacou o esforço da gestão atual. “Nós estamos avançando muito na estratégia de colocar a UFPR no lugar que ela merece”, comentou. Ele lembrou que a ampliação da oferta e da qualidade das pós-graduações exige investimentos e o empenho de muitas pessoas. “O ranking dos cursos é importante mais para sabermos onde não estamos bem e melhorarmos cada vez mais. É o que estamos fazendo”, concluiu.
Documento
Na reunião, os coordenadores decidiram que o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Edilson Sérgio Pereira, e o assessor de Relações Internacionais da UFPR, Carlos Siqueira, vão elaborar um documento mostrando as ações atuais e futuras da Universidade no campo da internacionalização. Os dois também vão criar um mecanismo interno de divulgação destas iniciativas.
Edilson elogiou o resultado do encontro. “Foi importante para debatermos os anseios da comunidade sobre o tema”, comentou o pró-reitor, que considera essencial incentivar as parceiras internacionais da UFPR. Esta foi a segunda reunião do grupo. Na primeira, em março, os coordenadores elaboraram um planejamento estratégico.

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]