ufpr_bcopng

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

XXI SULPET termina com mais de 800 participantes, debates qualificados e elaboração de documento final

O encontro reuniu mais de 800 participantes em duas sedes da UFPR, que também sediará a edição de 2020 do ENAPET. Crédito da foto: Ana Laula Durigan.

Após 12 horas de intensos debates, a assembleia final do XXI Encontro Regional dos Grupos PET do Sul – SULPET, que neste ano foi sediado na UFPR, elaborou um documento final contendo as deliberações de 812 participantes. Posteriormente, este documento será divulgado aos integrantes dos grupos do Programa de Educação Tutorial (PET).

Outra decisão importante tomada pela assembleia foi a aprovação de indicativo da UFPR como sede do próximo encontro nacional (o ENAPET), em 2020, mostrando o protagonismo da Universidade nesta área.

O encontro superou as estimativas de público dos organizadores. Durante quatro dias, 812 estudantes e professores debateram temas relevantes. Entre eles, o financiamento dos programas, as políticas afirmativas e de inclusão social, além da saúde mental e a formação crítica dos estudantes.

UFPR será sede em 2020

A presidente da assembleia final e coordenadora do Fórum de Coordenadores de Graduação, professora Nilce Nazareno da Fonte (do Departamento de Farmácia da UFPR), destacou a importância do XXI Sulpet e a aprovação do indicativo que aponta a Universidade como sede do próximo encontro nacional (o Enapet), em 2020.

O coordenador de atividades formativas da Pró-Reitoria de Graduação da UFPR (Prograd), professor Rodrigo Vassoler, disse que o encontro foi um sucesso tanto em termos de público quanto da organização e da qualidade dos debates. “A Coordenação de Atividades formativas deu todo o apoio ao evento, mas o mérito todo foi da comissão organizadora, composta basicamente por alunos do PET e pelos tutores”, disse.

Na sua avaliação, o XXI SULPET promoveu debates produtivos, que serão levados ao ENAPET, e reafirmou o papel de destaque da UFPR na área. “Temos a felicidade de ser uma das universidades com maior número de grupos PET do Brasil (22). Com esta representatividade, temos relevância no programa. Os grupos da UFPR oferecem atividades de extensão importantes e bastante fortes”, avaliou.

Temas relevantes

Promovido com o tema central “Inserção e integração: o PET como agente transformador Social”, o XXI Encontro Regional dos Grupos PET do Sul – SULPET  foi aberto no dia 28 (sábado), com a presença do pró-reitor de Graduação da UFPR, Eduardo Salles de Oliveira Barra.

Várias temas relevantes foram debatidos pelos participantes. O encontro foi promovido em dois campus da UFPR –  o Centro Politécnico, o Setor de Educação Profissional e Tecnológica (SEPT). O XXI SULPET reuniu mais de 800 participantes de 16 universidades públicas para um debate sobre 11 temas principais.

O PET foi criado em 1979 e é mantido com recursos do Ministério da Educação. Na UFPR, onde existem 22 grupos com um total de 240 alunos (no Sul, são 196 e, no Brasil, 840), o programa existe desde 1983. Seu objetivo é oferecer aos estudantes de graduação a prática simultânea do ensino, da pesquisa e da extensão.

Crédito da foto da home da UFPR: Ana Laura Durigan.

Sugestões

Pré-Vestibular Comunitário da UFPR está com vagas remanescentes abertas
O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná...
Provar 2024: UFPR tem 804 vagas abertas em cursos de graduação, inscrições até 11/08
Esta é a última semana para inscrição de interessados em uma das 804 vagas em cursos de graduação oferecidas...
Mestrado acadêmico em Enfermagem recebe inscrições
O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná oferece 24 vagas para o curso...
Rede Andifes oferta cursos gratuitos de idiomas para comunidade da UFPR
A Rede Andifes Idiomas Sem Fronteiras (IsF) promove uma oferta coletiva de cursos gratuitos de idiomas...