logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

XV Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná será realizado entre 10 e 11 de dezembro

Estudantes indígenas de etnias do Paraná e do Brasil estarão, entre os dias 10 e 11 de dezembro próximo, concorrendo a vagas em diferentes cursos de graduação nas universidades estaduais e na Universidade Federal do Paraná, por meio do XV Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná. Neste ano, o processo seletivo ocorrerá na Universidade Estadual de Londrina (UEL), que, conforme sistema de rodízio entre as 8 universidades participantes desta política, será a universidade-sede do vestibular.

As universidades estaduais destinam seis vagas para indígenas do Paraná e a UFPR, dez vagas para indígenas de todo território brasileiro. Todas as vagas são suplementares, ou seja, não são retiradas daquelas regulares oferecidas nos cursos.

No dia 10, os candidatos passarão por prova oral de Língua Portuguesa e no dia 11 realizarão a prova de redação e prova objetiva, composta por 40 questões, de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna ou Língua Indígena (Guarani ou Kaingang), Biologia, Física, Geografia, História, Matemática e Química.

Duas assessoras que integram a equipe técnica do Núcleo Universitário de Educação Indígena (Nuei) na qualidade de membros representantes da UFPR na Comissão Universidade para os Índios (CUIA) estarão presentes nesse vestibular. O Nuei integra a Coordenação de Estudos e Pesquisas Inovadoras na Graduação, vinculada à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), e tem por objetivo desenvolver ações relacionadas ao ingresso e acompanhamento dos estudantes indígenas na UFPR.

Desde que foi implantada a Resolução 37/04 do COUN que estabelece e aprova o Plano de Metas de Inclusão Racial e Social na UFPR, a universidade já formou 17 estudantes indígenas e outros 34 estão matriculados em diferentes cursos de graduação, todos ingressos por meio do Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná.

Por Núcleo Universitário de Educação Indígena

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...