logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Workshop reúne especialistas em nanotecnologia de vários países em Curitiba

Workshop pretende aproximar laboratórios de nanotecnologia. Foto: Marcos Solivan

Teve início nesta terça-feira (23) o I Workshop de Integração NanoReg da União Europeia. O evento tem apoio do Laboratório Central de Nanotecnologia (LCNano) da Universidade Federal do Paraná, e é organizado pelo Sistema Nacional de Laboratórios em Nanotecnologias (SisNANO), em parceria com o Instituto Senai de Inovação e Federação das Indústrias do Paraná (Fiep).

O objetivo do Workshop é promover a integração dos laboratórios do SisNANO aos Centros de Inovação do Senai, visando o aumento da inovação nas empresas brasileiras. Além disso, o evento pretende também avançar na proposta do Brasil para integrar o projeto NanoReg, da Comissão Europeia.

O NanoReg é uma iniciativa voltada à regulação no segmento da nanotecnologia, com mais de 60 instituições parceiras em 15 países.

O vice-reitor da UFPR, Rogério Mulinari, disse na abertura do evento que ciência, tecnologia e inovação são o tripé que asseguram autonomia, liberdade e qualidade de vida aos cidadãos. “Aproximar universidades, institutos de ciência e tecnologia, agências de fomento das diversas instâncias de governo e o setor produtivo assegura não só o processo criativo, como também o processo regulatório”, disse Mulinari.

“Trabalhar as questões de segurança e de gerenciamento dos riscos ao ambiente e à saúde com o mesmo método científico com que trabalhamos o processo criativo vai assegurar à sociedade a segurança e propriedade das novas tecnologias desenvolvidas pela comunidade”, completou o vice-reitor.

Participaram também da abertura do evento Flávio Plentz, da Coordenação Geral de Micro e Nanotecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; Helena Gressler da Rocha Paiva, do Ministério de Relações Exteriores; Livio Amaral, da Capes; Paulo Roberto Brofman, presidente da Fundação Araucária; Jefferson Gomes, gerente nacional de Inovação e Tecnologia da Confederação Nacional da Indústria; George Katalagarianakis, do NanoSafety Cluster da Comissão Europeia; Marco Secco, diretor do Senai no Paraná; e Filipe Cassapo, gerente do Centro Internacional de Inovação do Senai Paraná.

O I Workshop de Integração NanoReg da União Europeia acontece nos dias 23 e 24 de setembro, no Campus da Indústria do Sistema Fiep, em Curitiba. A programação conta com cases da indústria, apresentações de representantes do NanoReg da União Europeia, seção de pôsteres, formação de grupos de trabalho e um painel sobre regulamentação em nanotecnologia.

Mais informações sobre o evento podem ser acessadas neste site.

Por Helen Mendes

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...