logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

VII Jornada de Clínica Médica acontece nesta sexta e sábado (19 e 20)

O evento vai até amanhã, dia 20 de setembro. Foto: Marcos Solivan

Neste final de semana, nos dias 19 e 20 de setembro, o auditório Gralha Azul, do Setor de Ciências Biológicas da UFPR recebe a VII Jornada de Clínica Médica e, simultaneamente, a II Jornada Multiprofissional de Atenção à Saúde do Adulto e do Idoso. Voltado a estudantes, profissionais e residentes da medicina e das multiprofissões da saúde – enfermagem, nutrição, farmácia, fisioterapia, terapia ocupacional e psicologia -, o evento faz parte das comemorações do centésimo aniversário da Faculdade de Medicina da UFPR.

Com a presença de grandes nomes da área, o objetivo é promover o debate de temas ligados à saúde, a partir da medicina translacional contemporânea. Este campo visa aproximar e transferir a pesquisa para a prática clínica, em benefício prioritário dos pacientes. “Esta é uma oportunidade de trocar experiências no atendimento aos pacientes e também apresentar pesquisas e avanços tecnológicos desenvolvidos dentro da universidade, seja na graduação, na pós-graduação ou na residência”, afirma o vice-reitor da Universidade, Rogério Mulinari, que esteve na abertura das jornadas e, ao lado professor Milton Arruda, participou do painel “Ensino médico: desafios atuais”, mediado pela professora Claudete Reggiani.

O vice-reitor Rogério Mulinari discursou na abertura das jornadas. Foto: Marcos Solivan

Para Mulinari, o aspecto mais importante é discutir o ensino. “[Eventos como este] colaboram na missão primária da universidade, que é aprimorar métodos pedagógicos”, disse, destacando o papel do espaço que é dado à apresentação de trabalhos acadêmicos. “Ver os trabalhos sendo apresentados é instigante para quem está envolvido com a pesquisa e incetiva os estudantes a pensarem com ousadia, fora daquele quadrado da sala de aula”.

Na manhã do dia 20, a partir das 10h, acontecem as apresentações dos artigos concorrentes à primeira edição do Prêmio Jovem Clínico, que reconhecerá três trabalhos, sob tema livre. A programação intensa tem atividades até as 17h30 desta sexta-feira e sábado, com um jantar de confraternização, após o encerramento, às 20h.

Por Jéssica Maes

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...