

Os cem quilômetros que separam o Centro de Estudos do Mar (CEM) da UFPR em Pontal do Paraná, e o Prédio Histórico da UFPR em Curitiba, não foram o bastante para impedir que, na abertura da primeira etapa do Programa de Formação de Professores do CEM, a mesa de abertura estivesse compartilhada entre as duas cidades por meio de uma vídeoconferência.
O programa começou no dia 29 de fevereiro, de Curitiba participaram da abertura o reitor Zaki Akel, a pró-reitora de Graduação e Ensino Profissionalizante, Maria Amélia Zainko, e a coordenadora de Políticas de Formação do Professor (Copefor) da Prograd, professora Gláucia da Silva Brito. Na mesa em Pontal do Paraná estavam a Diretora do CEM, Eunice Machado, a coordenadora do curso de Oceanografia, Lilian Medeiros de Mello, o vice-coordenador do curso de Aquicultura, Rodolfo Peterson e a coordenadora de Integração de Políticas de Educação a Distância (Cipead) da Prograd, Marineli Meier.
Durante a abertura, a professora Maria Amélia destacou o investimento que a UFPR está realizando no aperfeiçoamento pedagógico de seu quadro docente, enquanto o reitor lembrou que no ano do centenário da UFPR, a universidade ainda aprende cotidianamente, como quando realiza um evento como este. A professora Gláucia Brito frisou que “nem a distância física pode impedir a proximidade real entre as pessoas, na busca do conhecimento, se pudermos dispor de tecnologias como as que atualmente usamos na formação continuada de nossos docentes”. De Pontal do Paraná, a professora Lilian destacou o processo de diálogo e cooperação com a Prograd que levou à realização deste evento.
O evento, que terá continuidade durante toda a semana e contará com a participação de palestrantes da Cipead, discutirão as tecnologias educacionais e a educação a distância. Promovido pela Copefor em parceria com a direção do CEM, este evento é mais um dos que estão movimentando o corpo docente da UFPR neste início de semestre.

