“Veteranos” da Universidade da Maturidade promovem trote solidário

28 agosto, 2013
18:08
Por Priscila
0
Extensão e Cultura

Encontro entre formandos e nova turma da UAM - Foto: Marcos Solivan

Com o objetivo de auxiliar casas de idosos, a 1ª turma da Universidade Aberta da Maturidade (UAM) realizou um trote solidário, do qual foram arrecadados produtos de higiene e limpeza. As doações coletadas serão entregues ao Asilo São Vicente de Paula e ao Lar dos Idosos Recanto do Tarumã. Esta atividade foi anunciada durante a aula inaugural do 2º grupo da UAM, realizada ontem (27), no Salão Nobre do Setor de Ciências Jurídicas.

O reitor recepcionou a turma dizendo que seus integrantes fazem parte da família UFPR, e falou também que os calouros 2013 da UAM já foram contagiados com a alegria do primeiro grupo. Além disso, propôs um passeio ao campus Palotina, em ônibus da UFPR, no dia 5 de setembro, quando serão comemorados os 20 anos do campus. “Vocês são irmãos da família UFPR e precisam conhecer o que se faz nesta instituição”, comentou Zaki Akel.

Durante o encontro entre as turmas do projeto de extensão, o vice-reitor Rogério Mulinari, disse que “a universidade transformará suas vidas agregando conhecimento assim como vocês transformarão a UFPR com a sabedoria”.

Silvio Kuroda representou a turma veterana que organizou o trote solidário e informou que a participação dos calouros foi muito ativa. Durante o encontro todos os alunos da primeira turma falaram sobre a experiência na UAM e fizeram uma retrospectiva dos melhores momentos. “Estamos na melhor idade desde que saibamos aproveitar, pois a felicidade é feita de momentos”, afirmou Kuroda.

Encontro entre formandos e nova turma da UAM - Foto: Marcos Solivan

Qualidade de Vida

A UAM é um projeto de extensão, que tem como diretriz valorizar socialmente o idoso. Segundo a coordenadora do projeto, Maria Emília von der Heyde, o principal objetivo desta atividade é contribuir para a promoção da qualidade de vida e do desenvolvimento cultural e social dos participantes envolvidos. Ela informou ainda que a primeira quinta-feira de cada mês será reservada para uma sessão de cinema, que integrará as turmas dos dois anos.

O projeto tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento físico, mental, cultural e social de pessoas idosas de Curitiba e região metropolitana. Além disso, tem como meta promover a elevação de autoestima e oferecer oportunidade de atualização em assuntos de interesse das pessoas idosas; fortalecer a dignidade e conscientizar os idosos envolvidos para o exercício da cidadania, entre outros.

Flaécia Gomes, com orientação de Celsina Favorito.

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]