Dos 1.684 candidatos inscritos, apenas 123 (7,3%) não compareceram. A entrada para as provas ocorreu de forma tranquila, muitos vestibulandos estavam acompanhados pelos pais, amigos ou professores. Um grupo de estudantes veteranos da UFPR Litoral acompanhou a entrada dos candidatos até o fechamento dos portões. “Viemos dar apoio”, explicou Tainara Basaglia. Valdir de Assis Mendes de Morretes estava acompanhando o filho Kadmon, que prestou vestibular para Gestão do Esporte e Lazer. “Meu filho gosta muito de esportes, eu estou aqui ansioso para saber se ele vai passar”, ressaltou Valdir.
A maior parte dos vestibulandos inscritos reside no litoral do Paraná (78,8%), 29% deles moram em Matinhos e outros 31% em Paranaguá. Daniele Barreto, de 17 anos, veio de Paranaguá para tentar o curso de Gestão Ambiental. “Esta é a minha primeira prova”, contou Daniele. José de Oliveira, de 41 anos, veio de Guaratuba: “sou técnico em informática e vim prestar vestibular para o curso de Informática e Cidadania, ter graduação é importante”, avalia. Alguns candidatos já conhecem a UFPR Litoral por dentro, como Danilo Reitor, que tem 18 anos, mora em Matinhos, e integra a companhia de teatro da Universidade. Agora ele quer cursar Licenciatura em Artes. “Estou torcendo para cair as questões que mais estudei, exatas não é o meu forte”, contou Danilo.


Entre os vestibulandos da UFPR Litoral, em 2012, predominam as mulheres (61%) e pessoas que estudaram somente em escolas públicas (56%). A renda familiar de 44% dos candidatos é de até R$1.520, outros 20% têm renda até R$2.280. A busca por uma formação profissional, voltada para o trabalho, é a principal motivação de 46% dos candidatos.
Para a professora Elsi Alano, coordenadora do processo seletivo no Setor Litoral, tudo correu dentro da normalidade. “Contamos com o apoio da equipe da UFPR e de professores da rede municipal de Matinhos para a aplicação das provas, todos bem preparados para o trabalho. Para a segunda fase, que será no dia 17 de junho, a orientação é que os candidatos venham tranquilos. As questões são discursivas e foram elaboradas dentro do contexto do Projeto Político Pedagógico do Litoral, que visa o conhecimento da região”, explica Elsi.