logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Vestibular da UFPR começa com tranquilidade

O reitor Zaki Akel Sobrinho em coletiva de imprensa diante do campus Agrárias - Foto: Rodrigo Juste Duarte

As provas da primeira fase do vestibular da UFPR começaram às 14 horas, apesar dos 10 minutos de tolerância dados pela organização do concurso para a entrada dos candidatos. Os portões que seriam fechados às 13h30 ficaram abertos até as 13h40 por causa de congestionamentos nas ruas próximas a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (onde estão concentrados 11.154 vestibulandos).

O vestibular 2013 registrou 50.327 inscritos que estão distribuídos em 33 locais. Os candidatos terão cinco horas para resolver 80 questões de Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia, História, Língua Estrangeira Moderna e Português (compreensão de texto e literatura brasileira).

No Setor de Ciências Agrárias, no Juvevê, estão os candidatos atendidos em bancas especiais. São 50 vestibulandos que requisitaram atendimento prioritário. Alguns fazem as provas atendidos por duas pessoas que aplicam a leitura das provas. Outros quatro vestibulandos internados no Hospital de Clínicas com Sarampo terão uma assistência diferenciada. Há ainda um candidato que fraturou a tíbia e está internado no Hospital Evangélico e realiza as provas lá.

Entrada de candidatos no campus Agrárias - Foto: Rodrigo Juste Duarte

O vestibular começou com tranquilidade, destacou o coordenador do concurso, professor Raul von der Heyde. Para que tudo corra como o planejado são quatro mil pessoas envolvidas no concurso, como aplicadores de provas, supervisores, preparadores de área e demais funções.

A UFPR está ofertando 5.616 vagas em 95 opções de cursos. O vestibular da Polícia Militar para os cargos de Bombeiro e de Policial também está ocorrendo junto com o da UFPR. O resultado desta primeira fase será divulgado no próximo dia 26. E os classificados que desejarem concorrer pelo sistema de cotas devem fazer uma nova opção. No site www.nc.ufpr.br, poderão optar pelo sistema de cotas da UFPR ou do Governo Federal. O reitor Zaki Akel Sobrinho destacou hoje que nada mudou na concorrência geral. Os 60% de vagas para esse tipo de disputa permanecem.

Sala para alunos com necessidades especiais, no campus Agrárias - Foto: Rodrigo Juste Duarte

CURSOS MAIS CONCORRIDOS. Medicina é o mais disputado por 44,97 candidatos por vaga. Depois vem Arquitetura e Urbanismo , com 25,38; depois Publicidade e Propaganda, 23,48%; Jornalismo, 21,67%; Biomedicina, 19,96% e Direito com 18,98%.

GABARITOS ─ logo após a finalização das provas, às 19 horas o Núcleo de Concursos disponibilizará os gabaritos, no site do NC: www.nc.ufpr.br.

Sugestões

Post de Evento
Vai ser publicado um Edital sobre ……
Pré-Vestibular Comunitário da UFPR está com vagas remanescentes abertas
O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná...
Provar 2024: UFPR tem 804 vagas abertas em cursos de graduação, inscrições até 11/08
Esta é a última semana para inscrição de interessados em uma das 804 vagas em cursos de graduação oferecidas...
Mestrado acadêmico em Enfermagem recebe inscrições
O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná oferece 24 vagas para o curso...