A menos de quatro dias para as provas da 1ª fase do Processo Seletivo da UFPR, ainda existem candidatos que não imprimiram seu comprovante de inscrição. Sem este documento o candidato a uma das 4045 vagas dos 48 cursos – 69 opções, da instituição não pode realizar esta fase que é eliminatória.
O comprovante de inscrição – no qual estão os dados sobre o local de prova e turma em que o candidato irá realizar esta primeira fase – pode ser obtido no site do Núcleo de Concursos – o mesmo no qual o candidato fez sua inscrição. para aqueles que não têm acesso a um computador, a UFPR disponibiliza até sábado o Posto de Atendimento no Prédio Histórico – Praça Santos Andrade – das 8h30min às 17h30min, sem fechar para o almoço.
Locais de Prova – Este ano as provas só serão realizadas em Curitiba, em 26 locais de provas. São 984 turmas, com 3678 pessoas mobilizadas para aplicação de provas e fiscalização, além da organização do processo.
Para aumentar a segurança do processo, este ano uma nova medida foi adotada pelo Núcleo de Concursos. ‘Todos os candidatos a um mesmo curso irão prestar a prova em um mesmo local. Por exemplo: na PUC, maior local de provas, com mais de 11 candidatos, estarão alocados os mais de 5 mil candidatos às vagas do curso de Medicina’, explica a vice-reitora em exercício da Reitoria, Maria Tarcisa Silva Bega. Segundo ela, esta medida vem reforçar as questões de segurança, que já sção tradicionais no vestibular da UFPR, porém dando maior conforto aos candidatos. ‘Se acontece alguma ação específica em um determinado local de prova, acontece a anulação das provas para apenas os candidatos daquele determinado curso. Não afetando aos demais’, acrescenta.
Candidato-vaga – Este ano a divulgação da lista de concorrência dos cursos foi feita apenas às vésperas do processo por motivos de mudança na questão de conferência da inscrição. ‘O Núcleo de Concursos abriu um prazo maior para que os candidatos pudessem conferir seus dados e fazer possíveis mudanças, como a questão da categoria de treineiros ou mesmo nas cotas’, expõe a vice-reitora. Quando foram fechadas as inscrições, mais de 3 mil candidatos tinham feito a escolha pela categoria de treineiros, quando apenas 2146 desses são efetivamente alunos que ainda não concluiram o Ensino Médio e por este motivo não podem concorrer a uma vaga efetiva. ‘Com a finalização desse processo foi possível divulgar a concorrência efetiva dos cursos.’
Medicina (31,27), Publicidade (30,87) e Jornalismo (28,03) continuam sendo os cursos mais procurados do Vestibular da UFPR.
Portadores de necessidades especiais e casos de enfermidade – Os portadores de necessidades especiais, 71 candidatos, irão prestar as provas em local especial no Prédio Histórico da UFPR. Já aqueles candidatos que tiverem algum problema de saúde devem entrar em contato com o Núcleo de Concursos – 3266-0909 – para relatar o fato e verificar quais procedimentos serão tomados para a realização da prova. Os casos de necessidade de internamento são encaminhados para bancas especiais no Hospital de Clínicas.
Serviço
Posto de Atendimento – Praça Santos Andrade – Prédio Histórico
Dias 17, 18 e 19 – das 8h30min às 17h30min
Núcleo de Concursos – 3266-0909
Foto(s) relacionada(s):
Link(s) relacionado(s):
Fonte: Patricia Favorito Dorfman
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]