ufpr_bcopng

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Velho oeste invade palco do Teatro Municipal de Antonina

Musical retrata bang-bang em cidade do velho oeste no litoral - Foto: Marcos Solivan

A Cia de Teatro do Setor Litoral da UFPR apresentou o musical Tribobó Litoral City na noite de segunda-feira (15) no Teatro Municipal Maestro Dr. Roberto Cristiano Plassmann, em Antonina. A história se passa numa cidade litorânea do velho oeste, com direito a bandidos, mocinhos e donzelas indefesas que entram em conflito.

Como todo musical, não faltou dança, música e coreografias que davam o clima de um bang-bang. Um texto cômico, mas que traz uma crítica política, fala de uma cidade onde os mais poderosos querem dominar os mais fracos e enriquecem, mas quando os pobres se unem, a história pode mudar.

O espetáculo é uma adaptação do texto de Maria Clara Machado Tribobó City. Na versão da Cia de Teatro da UFPR Litoral, a ambientação e os costumes são de uma cidade do velho oeste que fica no litoral. No diálogo dos personagens, ditados e elementos da cultura do litoral paranaense. Entre as bebidas do bar da cidade fictícia estava a cataia. Segundo o diretor da Companhia, Alaor de Carvalho, a ideia é homenagear as sete cidades e as duas ilhas do litoral do Paraná.

A aproximção com a região litorânea não é para menos, já que a Companhia é da cidade de Matinhos. O grupo é resultado de mais uma atividade de extensão da universidade e é formado por estudantes e funcionários da UFPR e por moradores da cidade.

Esta é a primeira vez que eles se apresentam no Festival. “Desde que fundamos a Cia, em 2010, os atores sempre tinham o sonho de se apresentar no Festival de Inverno da UFPR, já que ele é realizado numa cidade do litoral e, também, por ser um dos maiores eventos culturais da região. Apresentar esse musical, então, foi sensacional, pois os atores puderam improvisar usando elementos da cidade, como na hora em que eles citaram a Ponta da Pita, lugar famoso de Antonina”, comenta Alaor.

O resultado parece ter dado certo. A assistente social Cristina Costa vem todos os anos prestigiar o Festival e ficou contente em ver um grupo do litoral se apresentando. “Muito bacana ver que também têm grupos de teatros por aqui. Eles foram ótimos. A desenvoltura deles no palco não deixou a desejar”, elogia Cristina.

Confira a programação do Festival de Inverno aqui.

Acompanhe a cobertura fotográfica.

Por Letícia França (especial de Antonina)

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...