O domingo foi agitado no Festival de Inverno da UFPR, além da programação em Matinhos e em Paranaguá, Antonina recebeu vários espetáculos, teatro, blues, música clássica, MPB e o bom e velho rock’n roll.
Foto: Marcos Solivan
O Grupo de MPB da UFPR abriu a programação musical com o show ‘É preciso estar atento e forte: 50 anos de Tropicália’, de modo crítico e bem humorado o espetáculo misturou a música dos anos 60 que revolucionou a cena cultural brasileira.
Foto: Marcos Solivan
Banda de um Homem Só
A igreja de São Benedito, no centro de Antonina, recebeu no início de noite de domingo o multi-instrumentalista Davi Henn em seu projeto ‘Banda de um Homem Só’. Nesta 27ª edição do festival, o artista cantou músicas inéditas do seu novo trabalho, um misto de blues, rock’n roll e melancolia. Entre a excitação por apresentar o novo repertório e nervosismo por ser sua primeira apresentação na igreja, as canções cantadas por Henn versam principalmente sobre relacionamentos e mostram toda a vocação do musicista ao tocar vários instrumentos, como a flauta, saxofone e guitarra, além de vocalista tanto em inglês e em português.
“Sou artista de rua, trabalho no calçadão da XV de Novembro e confecciono meus próprios álbuns”, complementou Henn durante a apresentação. Nascido em Curitiba, o artista cresceu ouvindo discos do Led Zeppelin, Raul Seixas, Elis Regina, Pink Floyd, entre outros. Após cantar em vários espaços públicos, como o Largo da Ordem e os entornos do bairro São Francisco, Davi inicia seu projeto ‘Banda de um Homem Só’ e faz turnê em eventos como o Psicodália, em 2013, e pelo litoral catarinense em 2015.
Orquestra Filarmônica da UFPR
Apresentação da Orquestra Filarmônica da UFPR na 27ª Edição do Festival de Inverno, no Theatro Municipal de Antonina, domingo (16), retoma temas clássicos e consagrados do romantismo germânico.
A Orquestra Filarmônica da UFPR apresentou obras de três compositores distintos, de diferentes matizes do romantismo germânico: Beethoven, com a Sétima Sinfonia; Mendelssohn, com a Abertura das Hérbidas, “A gruta de Fingal”e Kurt Attemberg, com sua Suite para Violino e Viola; e Orquestra de Cordas, estabelecendo o confronto entre a modernidade e a nostalgia romântica, que marcou grande parte da esfera musical de influência germânica na primeira metade do século XX.
A combinação e o contraste entre as obras dos três compositores enriqueceu o espetáculo e agradou o público, que lotou as dependências do tradicional Theatro Municipal.
Foto: Marcos Solivan
Relespública
A banda de rock curitibana Relespública relembrou vários sucessos da sua carreira nesta 27ª edição do Festival de Inverno da UFPR no coreto da praça Coronel Machado, no centro de Antonina. Ao som de hits como “Antes de Nunca Mais” e “Garoa e Solidão”, o grupo que nasceu em 1989 fazendo um rock dançante com uma sonoridade própria influenciada por The Who, The Kinks, The Yardbirds e bandas brasileiras como o Ira!.
Após o hiato de dois anos, os integrantes da banda voltaram a se reunir para a gravação do DVD “Antes do fim do mundo”, em 2012. Além da música autoral, o vocalista e guitarrista Fabio Elias trouxe ao palco do coreto sucessos como “Meu Amigo Pedro”, de Raul Seixas, “Don’t Let Me Down”, dos Beatles, “Minha Menina”, de Os Mutantes e “Tarde Vazia”, do Ira”. Durante o espetáculo, a banda também dedicou a música “Sol em Estocolmo” à cidade de Antonina.
Foto: Marcos Solivan
A Loucura de Isabella
Durante a tarde o grupo Comédia de Arte trouxe a peça ‘A Loucura de Isabella’ adaptando personagens da ‘Commedia Dell’arte’ para a realidade brasileira. A peça faz uma crítica social da realidade brasileira e divertiu o público na praça Coronel Macedo. Na história, Isabella, iludida pelo jovem Horácio que lhe promete casamento, vai para a cidade natal dele, conhecendo assim, sua rival Flaminia. Ao descobrir que Inácio ainda tem sentimentos pela antiga prometida, entra num profundo conflito emocional, chegando à loucura.
Foto: Marcos Solivan
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]