Imagem Padrão

Variedade musical agitou o quarto dia de Festival de Inverno da UFPR

21 julho, 2016
20:03
Por
Extensão e Cultura

Estilos musicais completamente diferentes estiveram presente nos espetáculos desta quarta-feira (20/07) no Festival de Inverno da UFPR. Teve ópera, rock, música erudita e música caipira. Além do grupo The Shorts que fechou a noite no Palco Principal (saiba mais) tivemos a Orquestra de Câmara de Curitiba, a ópera Actéon e o show do violinista Xavier Torres e do cantor Wanderlem Silva.

Actéon

Ópera Actéon - Festival de Inverno 2016

Ópera Actéon – Festival de Inverno 2016

Com o ensaio aberto à tarde e apresentação à noite, os estudantes de graduação em Música e Artes Visuais da UFPR, trouxeram a belíssima ópera Actéon para o Theatro Municipal. Com plateia lotada, contaram a história de Actéon,caçador e príncipe de Tebas. O personagem sem querer encontra a deusa Diana a banhar-se com suas irmãs, que irritada o transforma em um cervo. Tudo acontece devido a uma artimanha da deusa Juno para se vingar do seu marido Júpiter que é pai do do príncipe com a deusa Europa. A peça, de autor desconhecido, foi adaptada pelo grupo que buscou criar uma alegoria aos atuais descaminhos políticos do país.

Música caipira de raiz

Os músicos Xavier Torres e Wanderlem Silva apresentaram alguns clássicos da música caipira na Igreja São Benedito. Canções como Casinha Branca, Nesses versos tão singelos e Rancho fundo . Os músicos também trouxeram ao público um pouco de história da música caipira, falaram do estilo “guarânia” que surgiu no Paraguai e influenciou a música do interior do país com títulos muito conhecidos como “Índia” de Cascatinha e Inhana.

Música de câmara

Também no Theatro Municipal aconteceu a apresentação da Orquestra de Câmara de Curitiba. O espetáculo trouxe música erudita com destaque para a brasileira de compositores como Alberto Nepomuceno Heitor Villa-Lobos.

Confira as atrações do festival na página oficial do evento: (clique aqui)

 

Sugestões

21 fevereiro, 2025

Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]

20 fevereiro, 2025

Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.

19 fevereiro, 2025

A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]

18 fevereiro, 2025

O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]