logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR oferta treinos gratuitos de Jiu-Jitsu para a comunidade

O Projeto de Extensão “Jiu-Jitsu na Universidade” difunde o esporte no ambiente universitário, além de apresentá-lo como um meio para o desenvolvimento da percepção corporal e da autoconfiança. 

Coordenado pelo professor Tácito Pessoa de Souza Junior, do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o projeto existe há 12 anos e já formou mais de 100 atletas. Entre eles, estão nomes como Alexandre Okuyama, Heloise Kulig e Erickson Oliveira, que foram estudantes da instituição e se destacaram em competições regionais e nacionais. 

As aulas ocorrem na área de lutas do Campus Botânico da UFPR

Atualmente, são ofertadas duas modalidades de treinamentos gratuitas, no Câmpus Botânico. A escolinha de Jiu-Jitsu funciona às segundas, quartas e sextas, das 12h às 13h15, apenas para iniciantes. As aulas são abertas a estudantes da UFPR e para a comunidade externa, sem necessidade de inscrição prévia. Em breve, a escolinha será ampliada, com aulas também às terças e quintas. 

De segunda à sexta-feira, das 18h30 às 20h30, acontecem os treinos de competição. Também abertos à comunidade, as aulas são destinadas a quem já treina Jiu-Jitsu ou tenha frequentado as aulas de iniciação por três meses. 

Além do projeto de extensão, o Jiu-Jitsu está inserido nas aulas regulares do curso de Educação Física. Fotos: Professor Tácito Pessoa de Souza Junior

O Jiu-Jitsu Brasileiro é uma arte marcial originária do Ju-Jutsu japonês e criada por Hélio Gracie, que, com seus familiares, difundiu o esporte no Brasil.  

A UFPR foi a primeira instituição federal do Brasil a ter a disciplina no currículo de Educação Física, em 2013. Nas aulas, os alunos conhecem a história da modalidade, seus fundamentos, defesa pessoal e as principais posições básicas da chamada “Arte Suave”, nome dado ao esporte, que se baseia em movimentos livres, sem a imposição de força.

De acordo com o coordenador do projeto, “o Jiu-Jitsu é muito mais que uma arte marcial, é um estilo de vida, um formador de caráter, um desenvolvedor de autoconfiança, que pode ser utilizado amplamente em vários segmentos e etapas da vida”. 

 

Projeto de Extensão “Jiu-Jitsu na Universidade” 

Escolinha: segundas, quartas e sextas, das 12h às 13h15 

Treinos de Competição: segunda à sexta, das 18h30 às 20h30 

Local: Câmpus Botânico da UFPR – Rua Coração de Maria, 92 

Mais informações: @proftacito.junior no Instagram 

 Por: João Cubas (Aspec/SCB/UFPR)

Foto em destaque: Samira Chami Neves

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...