

Em reunião com representantes da CNH Latin America Ltda, a administração da UFPR renovou o termo de cooperação entre a empresa e a Universidade, que já trabalham juntas há 24 anos. A parceria tem como objetivo viabilizar a formação acadêmica, capacitando novos profissionais em atividades práticas com máquinas de última geração no trabalho no Centro de Estações Experimentais da Universidade.
De acordo com Giancarlo Kimmel, gerente de treinamentos técnicos na CNH, a parceria traz benefícios no desenvolvimento de produtos e na formação de engenheiros capacitados através de treinamentos, práticas para técnicos da empresa e testes de máquinas, além da capacitação de alunos do setor agrícola na utilização dos produtos e tecnologia, e de alunos da Engenharia Mecânica quanto ao conhecimento das máquinas.


O reitor Zaki Akel Sobrinho, que estava presente na reunião, afirma que a parceria é muito valiosa. “Uma Universidade aberta interage com todos os segmentos da sociedade, em especial com o setor produtivo. Em parcerias com empresas, a Universidade ganha em formação, como no caso da CNH, que dá suporte ao funcionamento da estação experimental”, defende. “O Setor de Agrárias da UFPR está num momento de crescimento, e esse acordo deve ser coroado de sucesso para a UFPR, a CNH e a sociedade como um todo.”
O professor Eduardo Teixeira, diretor do Setor de Ciências Agrárias, aponta ainda outra importância da parceria, quanto à produção agrícola da UFPR. “Produzimos produtos como milho e soja a preços muito mais em conta, devido ao custo maquinário dessa produção ser zero, pois as máquinas são cedidas pela CNH. Essa produção é utilizada para nossa criação de animais, e o benefício do convênio é muito grande”, confirma. O termo de cooperação entre a UFPR e a CNH foi renovado por mais cinco anos.
Camila de Souza Faria, sob orientação de Ana Paula Moraes