logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Universidade francesa visita UFPR e mostra interesse em troca de conhecimentos voltados à inovação

O reitor Zaki Akel Sobrinho recebeu em seu gabinete, na tarde desta sexta-feira (02), uma comitiva francesa formada pelo presidente da Universidade de Tecnologia de Compiégne (UTC), Alain Storck, e dirigentes da região da Picardie (norte francês).

(de gravata vermelha)FOTO:Ana Assunção
O presidente da UTC, Alain Storck (de gravata vermelha) explica sobre o uso da tecnologia e da inovação na universidade francesa. FOTO: Ana Assunção

Em Curitiba para assinatura de acordo de cooperação com o Estado do Paraná, a comitiva fez questão de visitar a UFPR e estreitar relacionamento com a Universidade, que desde 1997 mantém cooperação com a instituição francesa na mobilidade de estudantes.

Bastante focada em inovação, tecnologia, empreendedorismo e desenvolvimento sustentável, a UTC e a própria região da Picardie possuem especial interesse na colaboração com instituições de renome na área da sustentabilidade urbana e mobilidade. “Estamos muito interessados em desenvolver conjuntamente trabalhos voltados ao conceito de smart cities. Estamos em um momento político bem especial, em que há incentivo para buscarmos a inovação por meio da criatividade e da economia social”, explica Storck.

Para o reitor, o encontro é válido – além da colaboratividade que se reafirma – pela experiência da UTC e da própria França no desenvolvimento de projetos e pesquisas com um foco que consegue aliar a tecnologia à sociedade, à sustentabilidade e à economia. “No atual momento político e econômico, firmar parcerias, conhecer alternativas e trabalhar de forma sinérgica podem ser grandes diferenciais”, avalia.

Mobilidade UFPR/UTC

O primeiro acordo assinado entre a UFPR e a UTC para mobilidade de alunos foi em 1997. Desde então, muitos estudantes das engenharias mecânica, química e civil, além dos cursos de bioprocessos e biologia têm frequentado parte de sua graduação na região de Picardie.

Com a consolidação da cooperação, criou-se em 2007 a dupla diplomação para os estudantes de engenharia mecânica. Com o acordo, alunos que fazem parte do curso em cada universidade recebem diploma das duas instituições, ficando habilitados a trabalhar nos dois países.

Centro de Transferência de Tecnologia da UTC. FOTO: www.utc.fr
Centro de Transferência de Tecnologia da UTC. FOTO: www.utc.fr

Conheça
Localizada no Norte da França, a 45 minutos de Paris, a Picardia tem 1,9 milhão de habitantes e 7,5 mil estabelecimentos industriais, sobretudo nas áreas de mecânica, plásticos e agroindústria. Das 22 regiões francesas, ela ocupa o sétimo lugar em inovação com 5.300 pesquisadores e mais de 150 laboratórios, com destaque para biomassa, transporte terrestre e têxtil.

Leia também:

UFPR assina o segundo acordo de dupla titulação

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...