A Universidade Aberta da Maturidade (UAM) recebeu militares do Corpo de Bombeiros do Paraná (CBMPR), pertencentes ao Grupo de Operações de Socorro Tático (Gost). A equipe realizou uma palestra sobre prevenção de acidentes com idosos. O encontro, que ocorreu no dia 8 de novembro no Departamento de Terapia Ocupacional, no Campus Botânico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), integra a programação do evento de extensão “Biociências: um mergulho nas diferentes áreas”.
Na palestra, foram abordados assuntos relacionados à prevenção de acidentes domésticos, formas corretas de chamado de socorro em caso de necessidade, para ocorrências clínicas e de trauma, além de informações básicas sobre primeiros socorros. Segundo os representantes da corporação, os alunos puderam entender um pouco mais sobre os serviços prestados pelo Corpo de Bombeiros e, especificamente, sobre as missões de atribuição do Gost e o trabalho realizado pelos cães de busca do CBMPR.


Para a vice-coordenadora do projeto, Simone Benghi Pinto, a conversa teve enorme importância para o enriquecimento do conhecimento técnico sobre a prevenção de acidentes e além de possibilitar uma boa troca de experiências. “Ao final da palestra, além das orientações técnicas, o Grupamento de Bombeiros possibilitou aos idosos o compartilhamento das próprias histórias e a interação social com os bombeiros e com a cachorra Joy. Foi um momento riquíssimo! Quero expressar meu profundo agradecimento”, relata.


Sobre a UAM
Contribuir para a promoção da qualidade de vida e para o desenvolvimento cultural e social dos participantes são objetivos da UAM. No formato inicial, as aulas eram presenciais e tinham duração de um ano. Desde 2012, oito turmas já foram concluídas na capital e uma no Setor Palotina da UFPR, onde o projeto ocorre desde agosto de 2019. Inclusão digital, direito e saúde do idoso, meio ambiente, gerontologia, arte, cultura e plantas medicinais foram alguns dos assuntos trabalhados com os grupos.
Maria Emília von der Heyde, docente idealizadora da UAM, faleceu no dia 2 de fevereiro de 2019. Tia Mila, como era carinhosamente chamada, foi a primeira doutora em Nutrição do Paraná e a primeira mulher a ser diretora do Setor de Ciências da Saúde da Federal do Paraná.
Por Emerson Araújo, com informações do Corpo de Bombeiros
Sob orientações de Bruna Bertoldi Gonçalves e João Cubas