logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Universidade Aberta da Maturidade encerra sua quinta turma com muita festa

Solenidade de encerramento  da 5ª turma da Universidade Aberta da Maturidade Foto: Samira Chami Neves

 

A quinta turma de integrantes da Universidade Aberta da Maturidade (UAM) participou, nesta quinta-feira (22), da cerimônia de encerramento do projeto de extensão. A solenidade foi realizada no auditório do Setor de Sociais Aplicadas, no campus Botânico, e reuniu familiares dos participantes, além de professores da UAM e dirigentes da UFPR.

Solenidade de encerramento da 5ª turma da Universidade Aberta da Maturidade Foto: Samira Chami Neves

O projeto teve sua primeira turma em 2012 e surgiu como uma opção para promover o convívio entre idosos e combater a exclusão que esse período da vida tende a criar.

Solenidade de encerramento da 5ª turma da Universidade Aberta da Maturidade/UFPR Foto: Samira Chami Neves

Para a coordenadora da UAM, Adélia Junglos, falar da Universidade Aberta da Maturidade é falar de transformação. “O processo de transformar requer mais energia do que o de conformar-se. É preciso inovar sempre, promover, produzir e se aprimorar constantemente”, afirma.  “A Universidade Federal do Paraná é um espaço de transformação, e ao transformar, a UFPR também é transformada.”

A coordenadora da UAM, Adélia Junglos Alves, falou sobre a importância da UAM e a transformação que acontece na vida dos que passam por ela. Foto: Samira Chami Neves

A professora de Terapia Ocupacional Taiuani Marquine Raymundo, vice-coordenadora da UAM, falou da gratidão de estar nesse projeto de extensão.

Neide Gaio de 73 anos, Adairton Gaio de 76 anos – Querem manter contato com os novos amigos que ganharam na UAM. Foto: Samira Chami Neves

Dona Neide Gaio, de 73 ano,s e seu Adairton Gaio de 76 anos, casados há 53, contaram felizes como gostaram do curso e que não querem mais parar. “Combinamos de reunir o grupo a cada mês”, disse Adairton. Neide disse que gostou bastante da oficina sobre filmes: “Vimos como são feitas as filmagens, os nomes dos ângulos, o roteiro. E tivemos vários outros cursos, como recomendações nutricionais, farmácia caseira, saúde mental, prevenção de queda, memória na terceira idade e até sobre informática. Também houve uma discussão sobre o Direito do Idoso, se o Estatuto está sendo aplicado ou não”. 

Adairton contou também sobre as visitas aos museus. “Percebemos  monumentos que estão ao nosso redor, mas que não prestamos atenção. Aprendemos também um pouco sobre informática, podemos dizer que aproveitamos bem. Foram todos ensinamentos para nossa vida. A gente morre aprendendo”, disse.  “Não podemos ficar só assistindo novela, temos que viver a vida e conviver com os outros também. Eu gosto muito da companhia de jovens, para reaprender a acompanhá-los e manter a nossa juventude”, disse dona Neide.

Reitor da UFPR, Professor Ricardo Marcelo Fonseca, reafirmou o orgulho que a UFPR tem deste Projeto de Extensão tão importante como a UAM. Foto: Samira Chami Neves

Ao encerrar a solenidade, o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca parabenizou os integrantes da turma e agradeceu também aos familiares presentes pelo incentivo. O reitor destacou a humildade da turma, a disposição de aprender e enfrentar desafios. E concluiu com um poema de Helena Kolody: “Para quem viaja ao encontro do sol é sempre madrugada”.

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...