A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná (MAE-UFPR), estará aberta ao público até o dia 28 de fevereiro (sexta-feira). Esta é a última oportunidade para conferir a mostra, que apresenta a cultura e o cotidiano das comunidades Guarani Mbya do litoral paranaense.
Fruto de uma colaboração entre seis comunidades indígenas e o MAE-UFPR, a exposição aborda a arte, a cosmologia e a religiosidade Guarani, destacando a relação entre o artesanato produzido para os jurua (não indígenas) e os objetos usados dentro das próprias aldeias. O visitante tem a chance de compreender as dinâmicas culturais desse povo através de uma imersão sensível e respeitosa em sua forma de viver.
A exposição foi viabilizada pelo projeto “Mutirão Mais Cultura na UFPR”, com apoio do Ministério da Cultura (MINC) e do Ministério da Educação (MEC), fortalecendo iniciativas de valorização e preservação do patrimônio cultural dos povos tradicionais.
Antes de sua passagem por Curitiba, “Nhande Mbya Reko” esteve em exibição no MAE-UFPR em Paranaguá entre julho de 2018 e outubro de 2019. Sua reabertura na capital, em fevereiro de 2023, permitiu que mais pessoas tivessem acesso ao resultado desse diálogo entre os Mbya e o MAE.
Os visitantes têm até o fim do mês para conhecer essa jornada pela identidade Guarani Mbya. A entrada é gratuita e aberta ao público.
Exposição: “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”
Local: MAE-UFPR – Espaço Curitiba
Endereço: Praça Santos Andrade, S/N. Subsolo do Prédio Histórico da UFPR – Curitiba-PR
Período: Até 28 de fevereiro de 2025 – aberto para visitação de segunda a sexta das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 18h (exceto feriados).
Entrada gratuita
Informações do MAE-UFPR
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]