logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR/ITTI promove blitze para incentivar uso do capacete

A Gestão Ambiental da BR-135 BA/MG, executada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em cooperação com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Instituto Tecnológico de Infraestrutura de Transportes (ITTI), realizou duas ações educativas de trânsito para incentivar o uso correto do capacete nos municípios de Côcos/BA e Montalvânia/MG.

Em parceria com a Guarda Municipal e com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Côcos, a equipe promoveu a ação na esquina das ruas Anísio Veiga e Sete de Setembro, uma das mais movimentadas da cidade e acesso para a BR-135. Durante o trabalho, foram abordados 200 motociclistas, grande parte não estava fazendo uso do capacete.

A equipe orientou os participantes sobre a importância do uso do equipamento segurança, já que pilotar sem capacete é considerada infração gravíssima de trânsito e soma sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além de ser de extrema relevância para a integridade física do motociclista em caso de acidente.

Outro ponto abordado durante a blitz educativa foi o uso do capacete por quem vai junto ao motociclista como carona. “Muita gente acha que só quem pilota a moto tem que estar com o capacete, mas quem está de carona também tem que estar protegido. Os dois têm que circular usando o equipamento de segurança com viseira e óculos de proteção”, ressalta Diogo Hungria, responsável pelo Programa de Educação Ambiental (PEA) da Gestão Ambiental.

A ação foi realizada no dia 20 de abril na parte da manhã e todos receberam material informativo e também instruções da Guarda Municipal. “O trabalho foi excelente, deveria ser feito mais vezes. A falta do uso do capacete é um problema muito sério na cidade, falta educação e orientação para os motociclistas que devem entender que além de ser contra a lei também coloca a vida deles e da família em risco”, destaca Eliezer da Silva Barros Filho, comandante da Guarda.

Minas

Em Minas Gerais, o mesmo trabalho foi realizado durante a festa de aniversário de 55 anos do município de Montalvânia, comemorado no dia 21 de abril. Segundo Hungria, o tema foi escolhido porque a BR-135 é o principal acesso ao munícipio.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no município são registradas 1.684 motocicletas, que representam a maior frota de veículos do local.

Na blitz, a equipe conversou com 100 motociclistas, que receberam orientações e um flyer com informações sobre as leis de trânsito e os perigos de pilotar sem capacete.

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...