Através desses seis eixos de discussão, explica o professor do Departamento de Geografia da UFPR, Francisco Mendonça, “debatermos as mudanças climáticas globais, assunto esse de primeira ordem da pauta científica, econômica, cultural e política da contemporaneidade”. A ideia é, destaca ele, que também coordena os eventos, é colocar em evidência as mais recentes construções teóricas e conhecimentos acerca da temática.
Pesquisadores de 9 países
O clima – tema da Cúpula da ONU realizada agora em setembro, em New York – também terá a contribuição não apenas de pesquisadores, mas também, de docentes, estudantes de graduação e pós-graduação, além de profissionais da área de vários estados brasileiros e de países como Irlanda, Benin (África), França, Chile, Estados Unidos, Portugal, Argentina e México.
Os eventos – XI Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica (SBCG), do V Simpósio Paranaense de Estudos Climáticos (SIMPEC) e da reunião da Comissão de Climatologia da União Geográfica Internacional (CoC-UGI) – serão abertos às 16 horas, no auditório I da Fiep, com conferência dos estudiosos Michel Boko, da Universidade de Aboumey (Benin); Gerald Mills, presidente da Associação Internacional de Clima Urbano, (Irlanda); e Francisco Mendonça, do Departamento de Geografia da UFPR.
O professor Wilson Flávio Roseghini, que também está na organização geral dos eventos, ressalta que além das conferências, diversas outras modalidades de discussão são ofertadas aos participantes: minicursos; apresentação de comunicações orais via pôster e painel; fóruns, e mesas redondas. Em todos esses momentos, explica o professor Francisco, a temática central será A íntegra completa da programação dos eventos pode ser visualizada em http://www.abclima.ggf.br/sbcg2014/prog.php
Jornalista Celsina Favorito
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]