Imagem Padrão

UFPR vai pesquisar sementes de moranga gigante

27 janeiro, 2015
09:25
Por Simone Meirelles

Professor Zanette e a moranga em exposição (foto Ana Assunção)

Professor Zanette e a moranga em exposição (foto Ana Assunção)


Uma moranga rosa de 60 quilos está chamando a atenção da comunidade universitária do Setor de Ciências Agrárias da UFPR. O vegetal, muito acima do tamanho habitual da espécie, foi adquirido pelo professor Flávio Zanette diretamente do produtor, Elizabeth Guedes, do Sítio São Marcos, em Campina Grande do Sul, parceiro da instituição em pesquisas da área de fruticultura. A intenção do professor é colher as sementes da moranga gigante para pesquisas. “O sítio recebeu oito sementes vindas do município de Maravilha-SC, de produtores que já tinham registrado espécimes bem grandes. Essas sementes geraram três morangas, todas com mais de 40 quilos. Agora pretendemos plantar as nossas sementes na Fazenda Experimental do Canguiri e no litoral, para analisarmos os resultados”, explica o professor Zanette, que atua na pós-graduação em Agronomia da UFPR.
Quem quiser pode conferir a moranga gigante, que está em exposição no hall da direção do Setor, no campus Agrárias (Rua dos Funcionários), até o final de fevereiro.

Moranga Rosa pesa cerca de 60 quilos

Moranga Rosa pesa cerca de 60 quilos

Sugestões

21 fevereiro, 2025

Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]

20 fevereiro, 2025

Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.

19 fevereiro, 2025

A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]

18 fevereiro, 2025

O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]