Imagem Padrão

UFPR vai distribuir 30 mil mudas de araucária

10 novembro, 2016
10:21
Por Simone Meirelles
UFPR
Mudas que serão distribuídas (foto SM)

Mudas que serão distribuídas (foto SM)

Durante três dias – de 16 a 18 de novembro – a Universidade Federal do Paraná vai distribuir cerca de 30 mil mudas de araucária, entre exemplares comuns e especiais. A ação é do Grupo de Estudos de Valorização da Araucária (Geva), liderado pelo professor Flávio Zanette e integrado por professores e estudantes de graduação e pós-graduação da UFPR.
Estarão disponíveis três categorias de mudas.  As primeiras são de alta produtividade, oriundas de um pinheiro de Caçador –SC, que já produziu até 674 pinhas em um ano, ou 280 kg de pinhão, vão custar R$ 5 a unidade. As segundas são mudas de exemplares que fornecem pinhões graúdos, bem maiores que os tradicionais. Dessas, por haver menor quantidade, os interessados poderão levar até 15 unidades por pessoa. O custo também será de R$ 5 por muda. Já as mudas comuns, que também poderão servir para enxertos, custarão um real cada, sem limite de quantidade.
O professor Flávio informa que quem fez a reserva antecipada de mudas terá prioridade na distribuição. Essas reservas podem ser feitas pelo e-mail flazan@ufpr.br. Importante: Para quem não reservou, a entrega ocorrerá somente nos dias 17 e 18 .

Pinhões: o maior é da planta selecionada (foto Samira Neves)

Pinhões: o maior é da planta selecionada (foto Samira Neves)

A distribuição será ao lado da estufa de plantas, no Setor de Ciências Agrárias da UFPR (R. dos Funcionários, 1540, Cabral),  das 8h30 às 17 horas. A comercialização será feita por estudantes da Semear, empresa júnior do curso de Agronomia da UFPR. A verba arrecadada será utilizada para cobrir despesas com aquisição de sementes especiais.
Mais informações são obtidas pelos fones (41) 3350-5650 ou 99963-0565.

Sugestões

21 fevereiro, 2025

Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]

20 fevereiro, 2025

Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.

19 fevereiro, 2025

A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]

18 fevereiro, 2025

O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]