logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR TV formaliza parceria para troca de conteúdos com TV Brasil, da Empresa Brasil de Comunicação

A UFPR acaba de obter uma conquista de grande importância para a sociedade. O chefe da Assessoria de Comunicação da UFPR, professor Carlos Martins da Rocha, obteve aprovação para o início imediato da parceria que garantirá a troca de conteúdos da UFPR TV (http://www.tv.ufpr.br/) com a TV Brasil, da Empresa Brasil de Comunicação-EBC – http://tvbrasil.ebc.com.br/. A TB Brasil opera em Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, São Luís e em mais 21 Estados com programação de alta qualidade – http://tvbrasil.ebc.com.br/programacao.

Rocha solicitou formalmente a adesão à rede da TV Brasil da EBC para operar em canal aberto, em Curitiba, em 9 de maio. O gerente de Rede da EBC em São Paulo, Davi Molinari, respondeu favoravelmente ao pedido em 16 de maio, autorizando a UFPR TV a utilizar a grade de programação da TV Brasil, em caráter experimental.

Vários programas da UFPR TV também foram encaminhados para avaliação do Conselho de Programação da TV Brasil e, em breve, poderão ser incorporados à grade de exibição da emissora, em rede nacional.

Conquista importante

O reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, destacou a conquista. “Temos muito orgulho da UFPR TV que é, sem dúvida, a melhor televisão entre as universidades federais. A parceria com a TV Brasil, e sua programação de ótima qualidade, consolida esta posição”, comentou o reitor.

O professor Carlos Rocha disse que a parceria está sendo negociada desde 2010. “Esta parceria com a TV Brasil é fruto de uma negociação histórica da UFPR e da EBC e da vocação que a UFPR TV tem para migrar para a lista de canais de TV aberta. A UFPR TV tem uma grade de programas próprios de qualidade e regularidade com alto nível de profissionalismo e indiscutível caráter educativo. Produzimos, com número reduzido de profissionais, uma quantidade de programação que não perde para os canais privados e comerciais da região. Isto é fruto da dedicação e do profissionalismo de toda a equipe”, comentou.

Grade

A grade da UFPR TV (https://ufprtv.wordpress.com/programacao/) incorpora a TV Brasil em sua programação da meia-noite às 12h30, de segunda à sexta-feira. Nesta faixa de programação, no período da manhã, das 8h30 às 12 horas, está sendo transmitida a programação infantil, com destaque para programas como “Cocoricó”, “Peixonauta”, “Igarapé Mágico” e outros. Ao meio-dia, entra o jornal da Rede “Repórter Brasil”.

No período das 12h30 às 24 horas, está sendo colocada no ar a nova grade de programação da UFPR TV, mas se mantêm os horários dos programas inéditos, às 21h00. No sábado à noite, há a programação cultural e, no domingo, são transmitidos filmes. Ainda no domingo, a grade é basicamente da UFPR TV. A emissora também tem canal no Youtube – https://www.youtube.com/user/TVUFPR.

Outras parcerias

Esta nova iniciativa se soma a outras já desenvolvidas pela UFPR TV, como a TV Escola (do Ministério da Educação); Canal Saúde (da Fundação Oswaldo Cruz -Fiocruz); Tribunal Superior Eleitoral (TSE); e Eureka.

Outras Universidades parceiras que integram a grade são: Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal de Goiás (UFG) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Desde 2010, toda a programação produzida pela UFPR TV está disponível para donwload (on demand).

A UFPR TV é ainda idealizadora e integrante da RedeIFES, composta por  20 universidades federais, que usa a internet para produções colaborativas e permuta de programas de televisão. A UFPR TV foi a primeira televisão do Paraná com produção 100% HD e transmite o telejornal Ao Vivo na segunda, quarta e sexta-feira, às 13 horas. A tecnologia de transmissão Ao Vivo é uma solução própria, fruto da parceria da UFPR TV com o Centro de Computação Eletrônica (CCE) da UFPR.

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...