logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR tem a melhor nota do Paraná no Índice Geral de Cursos do MEC

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) tem a nota mais alta entre as instituições de ensino superior paranaenses no Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), resultado dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior, divulgados nesta semana pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A UFPR obteve conceito 4 no IGC, em uma escala que vai até 5.

O Inep também divulgou, nesta semana, os resultados do Enade 2015, calculados a partir do desempenho dos estudantes concluintes dos cursos de graduação. A cada ano, o Enade avalia cursos de áreas diferentes. Entre os cursos avaliados em 2015, a UFPR se destaca como a melhor do Paraná nos cursos de Administração, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Tecnologia em Gestão da Qualidade, Tecnologia em Gestão Pública e Turismo.

Indicadores

São três os indicadores de Qualidade da Educação Superior avaliados pelo Inep – órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC): Conceito Enade; Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC).

O IGC é calculado por instituição e considera a média dos CPC dos cursos avaliados da instituição, no triênio de referência, ponderada pelo número de matrículas, além da média dos conceitos da avaliação trienal da Capes dos programas de pós-graduação stricto sensu, ponderada pelo número de matrículas.

O Conceito Enade é um indicador de qualidade calculado a partir dos desempenhos dos estudantes concluintes dos cursos de graduação no Enade, uma prova de formação geral e conhecimentos específicos.

Os cursos avaliados em 2015 pelo Enade foram: Bacharelado: administração, administração pública, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social – jornalismo, comunicação social – publicidade e propaganda, design, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo, teologia, turismo. Tecnólogo: comércio exterior, design de interiores, design de moda, design gráfico, gastronomia, gestão comercial, gestão de qualidade, gestão de recursos humanos, gestão financeira, gestão pública, logística, marketing, processos gerenciais.

Clique aqui para acessar todos os Indicadores de Qualidade da Educação Superior.

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...