logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR será sede de novo Mestrado Profissional em Filosofia, curso nacional focado no ensino público

Zaki (ao fundo) com Barra (o 2º, da esquerda para a direita), Edmilson e Vania: nova conquista para a UFPR. Imagem: Samira Chami Neves.
Zaki (ao fundo), com Barra (o 2º, da direita para esquerda), Edmilson e Vania: nova conquista para a UFPR. Imagem: Samira Chami Neves.

A UFPR comemora mais uma importante conquista. A Universidade Federal do Paraná será a sede nacional do novo Mestrado Profissional em Filosofia, que acaba de ser aprovado e que será voltado a professores do ensino básico. A criação do curso recebeu aprovação na 163ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (Capes), promovida de 11 a 15 de abril, em Brasília.

O curso será desenvolvido em rede nacional, em parceria com outras 16 instituições de ensino superior, na modalidade semipresencial. Cada uma delas terá um núcleo para a operacionalização do mestrado, que selecionará seus alunos em setembro ou outubro e deverá iniciar as aulas em 2017. Até lá, a UFPR e as demais instituições organizarão a estrutura logística e humana necessária ao funcionamento do curso.

Processo coletivo

A criação do curso foi anunciada hoje ao reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Edilson Silveira; pelo diretor do setor de Ciências Humanas, Eduardo Barra; pela coordenadora dos Programas de Pós-Graduação, Vania Aparecida Vicente; e pelo professor de Filosofia Antonio Edmilson Pascoal.

Zaki parabenizou o grupo pela conquista. “A administração de uma Universidade não é feita só por uma pessoa, mas por um grupo. Sem isso, é impossível viabilizar projetos importantes como este”, comentou. Barra lembrou que a reivindicação começou a ser feita em 2012. “A criação do curso é  uma conquista importante para a UFPR e para a comunidade que resultou de um trabalho intenso de muitas pessoas”, avaliou. Vania e Pascoal também destacaram a importância do curso para a UFPR.

Zaki (ao fundo) com Barra (o 2º, da esquerda para a direita), Edmilson e Vania: nova conquista para a UFPR. Imagem: Samira Chami Neves.

Aurélio Munhoz

pt_BRPortuguese