logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR sedia Simpósio Paranaense de Neurociência e Educação

Foto: Marcos Solivan, SUCOM

O Centro de Neuropediatria (CENEP/HC), o  Laboratório de Neuropsicologia/Departamento de Psicologia da UFPR e a Associação Brasileira de Neurologia, Psiquiatria Infantil e Profissões Afins (ABENEPI-PR) estão promovendo o I Simpósio Paranaense de Neurociência e Educação, de 6 a 8 de julho. O evento propõe uma abordagem interdisciplinar do tema a partir da experiência técnico-científica para discutir e apresentar estudos mais recentes que ajudarão no tratamento e acompanhamento do desenvolvimento e aprendizado das pessoas.

Para Tatiana Riechi, pesquisadora que abriu o evento,  “o papel da universidade neste evento é dar estrutura aos profissionais da saúde e educação para que possam pensar sobre alguns temas com base científica nacional e internacional”. Para a Riechi, “hoje temos muitos desafios na educação brasileira e se queremos ver um país distinto mais para frente, precisamos abordar a questão da saúde relacionada à educação para propormos um pensamento positivo”.

Marcia Valiati, coordenadora do evento, e membro do CENEP, explica que a formação e atualização dos profissionais é o enfoque do simpósio, saindo do campo da universidade, no sentido da sala de aula e dos laboratórios,  e compartilhar conhecimentos.

Nos três dias de encontro, grandes temas serão abordados, como o transtorno de aprendizagem, os transtornos do neurodesenvolvimento infantil e educação inclusiva. O simpósio apresentará ainda bases técnicas e científicas sobre temas como a diminuição da maioridade penal e o uso terapêutico da maconha.

No segundo dia de evento, sexta-feira (7), 12h, haverá o lançamento do livro “Práticas em neurodesenvolvimento: fundamentos e evidências”. A obra foi escrita por Tatiana Riechi, Sérgio Antoniuk, Marcia Valiati.

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...