logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR sedia Seminário IBGE de Recursos Naturais e Meio Ambiente

Estudo do solo é tema central do evento. Imagem: Samira Chami Neves
Estudo do solo é tema central do evento. Imagem: Samira Chami Neves
Será realizado nesta terça-feira, dia 8/11, o “V Seminário IBGE de Recursos Naturais e Meio Ambiente – A Pedologia como Instrumento para Conhecimento da Realidade Brasileira e sua Relação com as Estatísticas Ambientais”. A pedologia é o ramo da Ciência do Solo que trata de estudos relacionados com a identificação, a formação, a classificação e o mapeamento dos solos.
No início do evento, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO/ONU) promoverá a entrega ao Programa de Extensão Universitária Solo na Escola/UFPR do certificado de inclusão na Plataforma Boas Práticas para o Desenvolvimento Sustentável.
As atividades serão  das 13h30 às 17h30, no Anfiteatro da Direção do Setor de Ciências Agrárias da UFPR (R. dos Funcionários, 1540).
O seminário contará com as apresentações de palestrantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) do Rio de Janeiro. David Montero Dias que irá abordar os estudos ambientais realizados neste órgão, e Daniel Ramos Pontoni  apresentará os principais aspectos da nova edição do Manual Técnico de Pedologia. Também participa o chefe da Unidade do IBGE no Paraná, Silval Dias dos Santos,  que abordará a atuação do IBGE no estado. O pesquisador Gustavo Ribas Curcio, da Embrapa Florestas, encerra o evento discutindo interações entre a pedologia, geomorfologia e fitossociologia.

A promoção é do IBGE, Departamento de Solos e Engenharia Agrícola e Programa de Pós Graduação em Ciência do Solo da UFPR. As inscrições são gratuitas e limitadas a 120 vagas. Interessados devem procurar a Secretaria do Programa de Pós Graduação em Ciência do Solo, também no campus Agrárias. Os participantes irão concorrer do sorteio de 70 exemplares do livro “Manual Técnico de Pedologia – terceira edição”.

Serviço:

V Seminário IBGE de Recursos Naturais e Meio Ambiente – A Pedologia como Instrumento para Conhecimento da Realidade Brasileira e sua Relação com as Estatísticas Ambientais

Data e horário: 08/11/2016 das 13:30 às 17:30 h

Local: Anfiteatro da Direção do Setor de Ciências Agrárias da UFPR, Rua dos Funcionários, 1540, Bairro Cabral, Curitiba, PR

Inscrições: Secretaria do Programa de Pós Graduação em Ciência do Solo da UFPR. Telefone: (41) 3350-5648. E-mail: pgcisolo@ufpr.br. Informar nome completo, CPF e e-mail. Inscrições gratuitas e limitadas a 120 vagas.

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...