logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR sedia encontro do Grupo Tordesillas

Fachada do Prédio Histórico da UFPR. Foto:Rodrigo Juste Duarte

A UFPR vai sediar de 10 a 12 de novembro o XIV Encontro de Reitores do Grupo Tordesillas, que reúne dirigentes das universidades do Brasil, Espanha e Portugal. Os reitores vão debater as Interfaces na ciência, tecnologia e inovação.

A abertura será no domingo, 10 de novembro, às 19 horas, no Setor de Ciências Jurídicas, no Prédio Histórico da UFPR, na Praça Santos Andrade, mas os debates serão no campus Jardim Botânico. Dia 11 (segunda-feira), os reitores participam da mesa-redonda sobre Políticas Públicas na Educação e Colégios doutorais (rede acadêmica formada por várias universidades). À tarde do mesmo dia, os reitores apresentam as mais recentes pesquisas em nanociência e nanotecnologia e estudos de experimentação em saúde.

Já dia 12 (terça-feira), os debates vão girar em torno dos impactos ambientais das novas tecnologias, experiência de internacionalização da pesquisa, estudos culturais, transmidiáticos, ciências políticas, relações internacionais e ainda gerenciamento de sistemas costeiros. Além dos debates estão programadas oficinas sobre a construção de propostas para colégios doutorais em nanotecnologia, e em estudos de experimentação em saúde, estudos culturais transmidiáticos e gerenciamento de sistemas costeiros.

O Grupo Tordesillas é uma rede acadêmica formada por universidades dos três países com o objetivo de promover a colaboração no campo da ciência e tecnologia, ressaltando a cooperação científica e educativa. Atualmente congrega 54 instituições, 28 universidades brasileiras, 17 universidades espanholas e 9 universidades portuguesas. O Tordesillas é presidido pelo reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho. Na próxima terça-feira, o reitor entrega o caro para a reitora da Universidade de Málaga, Espanha, Adelailde de la Calle.

Sugestões

Post de Evento
Vai ser publicado um Edital sobre ……
Pré-Vestibular Comunitário da UFPR está com vagas remanescentes abertas
O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná...
Provar 2024: UFPR tem 804 vagas abertas em cursos de graduação, inscrições até 11/08
Esta é a última semana para inscrição de interessados em uma das 804 vagas em cursos de graduação oferecidas...
Mestrado acadêmico em Enfermagem recebe inscrições
O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná oferece 24 vagas para o curso...