O que o rigor do Direito e a espontaneidade da Cultura tem em comum? A relação das duas áreas será discutida na UFPR de 25 a 27 de novembro, no congresso “Direito e Cultura – a arte dissolvida na vida“. A abertura será no domingo (25), às 18h30, no Salão Nobre do Setor de Ciências Jurídicas, no Prédio Histórico na Praça Santos Andrade, com os professores Raffaele de Giorgi, da Universidade de Salento, na Itália, e Celso Campilongo, da Universidade de São Paulo, participando do diálogo inaugural.
O evento também sedia o III Congresso Brasileiro de Sociologia do Direito e o I Simpósio do Núcleo de Direito do Terceiro Setor, Risco e Políticas Públicas. Segundo o coordenador do evento, professor Manoel Eduardo Gomes, a demanda por um encontro nas áreas do Direito e da Cultura já existe há tempos. “O Direito tem que aprender com a Cultura, faremos diálogos interdisciplinares. Vamos transformar o Prédio Histórico da UFPR com manifestações culturais e momentos de discussão”, explica Gomes.
A programação conta com apresentações de trabalhos; sessões de debates; ateliês, que consistem em sessões dinâmicas de oficinas que vão gerar discussões; diálogos sobre temas específicos com a presença de convidados especialistas e manifestações culturais. Serão debatidos temas como “Direito e Literatura”, “Direito, poesia e rock” e “Direitos autorais: inclusão tecnológica e cultural”.
Eventos culturais
Além dos momentos de reflexão e discussão, o evento proporcionará aos participantes uma programação de apresentações. Música popular e erudita, teatro, mostra de curtas e exposições em diferentes espaços fazem parte da programação.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na página do congresso. Haverá certificação.
Confira a programação aqui.
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]