logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR renova convênio com Universidade de Estudos Estrangeiros de Tóquio

Professor Suzuki e o vice-reitor Mulinari garantem que convênio é pertinente às duas instituições - FOTO: Leonardo Bettinelli

O vice-reitor da Universidade Federal do Paraná, Rogério Andrade Mulinari, recebeu, nesta quarta-feira (17), o professor de História do Brasil e da América Latina, Shigeru Suzuki, da Universidade de Estudos Estrangeiros de Tóquio (TUFS), para renovar a parceria existente entre as instituições. As duas universidades mantêm um programa de intercâmbio desde 2002 e, a cada ano, quatro alunos – dois de cada país – são selecionados para participar.

FOTO: Leonardo Bettinelli

A TUFS possui desde 1916 o curso de Portuguese Studies (Estudos do Português). Além dos estudos da língua portuguesa em si, a grade curricular contempla o estudo da história e da literatura dos países que falam o português, com destaque ao Brasil e a Portugal. De acordo com Suzuki, a parceria com o Paraná é de grande relevância para o curso. “Temos uma boa relação com a Universidade e pretendemos mantê-la. O contato com um estado que possui uma forte comunidade japonesa é, com certeza, muito importante”, explica.

Esse convênio também é importante para a UFPR. O curso de Letras – Japonês é bem recente na Universidade – existe desde 2009 -, e é o mais beneficiado com as bolsas para o intercâmbio em Tóquio. A ação promove o contato com a cultura do país e não só com a língua japonesa, além de colaborar para a internacionalização da Universidade, como explica Mulinari. “O curso de Letras – Japonês é bem novo, mas já possui várias relações com outras universidades e isso nos ajuda a expandir”, ressalta.

Por Kaleb Ferreira (sob orientação de Jaqueline Carrara)

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...