logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR renova convênio com Technische Hochschule Ingolstadt, da Alemanha, para renovação do Projeto Aware

O reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, assinou hoje com a Technische Hochschule Ingolstadt – THI (da Alemanha) convênio garantindo a renovação, por dois anos, do Projeto Aware. Existente desde 2013, o programa inclui o desenvolvimento de pesquisas de campo e a mobilidade de estudantes, professores e pesquisadores entre as duas instituições. Dele, participam também a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística, os Institutos Lactec e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

A prorrogação do Aware foi aprovada pelo Ministério da Educação da Alemanha, que financiará 75% do projeto. Os 25% restantes serão garantidos por meio de parcerias, que estão sendo construídas pelos participantes.

Da visita à Alemanha participaram, além de Zaki Akel Sobrinho; o coordenador do projeto na UFPR, Evaldo Mehl; e a vice-coordenadora, Karin Graf. O diretor de Desenvolvimento Tecnológico dos Institutos Lactec, Alessandro Zimmer, também participou da solenidade.

Uma comitiva do THI reuniu-se em novembro de 2015 com o vice-reitor da UFPR, Rogério Andrade Mulinari, para assinar Carta de Intenções indicando o interesse de ambas as universidades na continuidade do projeto.

Ação decisiva

A UFPR tem participação decisiva no projeto, que envolve várias ações, como o custeio da estadia dos alemães no Brasil. O Aware começou envolvendo, basicamente, projetos de pesquisa e mobilidade na área de Engenharia Automotiva. Depois, se expandiu para as Engenharias Mecânicas e de Computação. Ingolstadt é a cidade sede da montadora alemã Audi, uma das razões pelas quais os alemães têm interesse em professores e pesquisadores com conhecimento e experiência na área automotiva.

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...