Imagem Padrão

UFPR recomenda aos trabalhadores uso dos equipamentos de proteção individual

07 agosto, 2013
14:39
Por Priscila
Extensão e Cultura

Oficina realizada em Tuneiras do Oeste discute uso de equipamentos de segurança - Foto: Stephanie Oliveira/ ITTI

A que riscos estão submetidos os profissionais que não utilizam os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)? Quais os mais adequados para cada atividade? Como devem ser usados corretamente? As respostas para estas questões foram apresentadas pela professora da UFPR Sonia Haracemiv, aos 25 trabalhadores da obra realizada na BR-478, no trecho entre Tuneiras do Oeste e Cruzeiro do Oeste.

A docente, que atua no Programa de Educação Ambiental (PEA), explica que o objetivo da oficina foi conscientizar os participantes a respeito da importância do uso dos equipamentos de proteção, de forma individual e da equipe garantindo, assim, a segurança e saúde de todos.

Durante a oficina, foram projetadas imagens dos trabalhadores atuando nas obras de pavimentação e apontados os principais perigos a que estão submetidos. Carlos Alexandre Gomes, integrante da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), “o curso foi muito importante porque a partir de agora tomaremos mais cuidado, pois fomos alertados dos problemas que podem ser causados pelo não uso dos EPIs”.

Além desta formação, outras atividades foram desenvolvidas no primeiro semestre deste ano, com os trabalhadores da obra, realizada pela UFPR através do Instituto Tecnológico de Transporte e Infraestrutura (ITTI). Dentre elas, é destaque a oficina realizada em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que orientou o público sobre a Leishmaniose, doença causada por mosquito muito comum na região.

O Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) atua na elaboração, execução e supervisão de programas e estudos destinados à gestão ambiental de obras, especialmente na área de transportes, como em rodovias, ferrovias, portos entre outros. Com uma equipe técnica formada por professores, pesquisadores, estudantes e profissionais especializados, os projetos do ITTI também contemplam aspectos relacionados à gestão territorial do espaço, questões socioambientais e uso de recursos naturais.

Celsina Favorito, com informações do ITTI/IPEA.

Sugestões

21 fevereiro, 2025

Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]

20 fevereiro, 2025

Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.

19 fevereiro, 2025

A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]

18 fevereiro, 2025

O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]