Como de costume, a Universidade Federal do Paraná promove todos os anos solenidade de recepção e acolhimento aos estudantes internacionais. Nesta sexta-feira (27), os 25 estudantes estrangeiros que irão, pelos próximos seis ou 12 meses, realizar intercâmbio na instituição foram recebidos por integrantes do Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin) e da Agência UFPR Internacional (AUI).


Os jovens vêm ao Brasil para a mobilidade acadêmica, viabilizada pela Agência UFPR Internacional, com o objetivo de cursar disciplinas de graduação ou pós-graduação, aprender português e conhecer a cultura local. Estavam presentes intercambistas franceses, alemães, japoneses, belgas, austríacos, holandeses, húngaros, espanhóis, mexicanos, argentinos e paraguaios. Eles farão 18 diferentes cursos de graduação e três de pós-graduação. Na recepção, eles receberam um material elaborado pelo Núcleo Tandem do Celin contendo informações e orientações.
Neste ano, uma das novidades foi a entrega de folhetos com dez “Dicas de estudante para estudante”, desenvolvidos por alunos internacionais que já estudam na UFPR. Entre as principais orientações estão: “leve um guarda-chuva e uma blusa a tiracolo”; “coma no restaurante universitário”; “prove as comidas típicas do Brasil”; “aproveite os fins de semana para conhecer a cidade”. Outro diferencial da recepção é o QUIZ UFPR, jogo promovido entre os intercambistas para interação, diversão e também para que os colegas se conheçam.
A panamenha Marela Pimentel faz parte do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) e estuda língua portuguesa no Celin. Ela está no Brasil há cinco meses e contou aos novatos sua experiência no País. “Eu cheguei aqui sem saber falar absolutamente nada de português, mas com o passar do tempo eu consegui entender melhor as palavras. Acho que a língua portuguesa não é difícil, apesar de ter muitas regras e exceções, mas escutar músicas e assistir a séries em português assim como tentar conversar ajuda muito. Aprender depende de estudar, dedicar-se e praticar”, relatou.


O diretor da Agência UFPR Internacional, André Duarte, enfatizou que a experiência de intercâmbio marca para sempre. “Eu já fui estudante intercambista, já morei nos Estados Unidos, na França e na Espanha e não esqueço. É uma circunstância que transforma a nossa maneira de viver. Queremos que seja para vocês a melhor experiência possível, por isso podem contar com o suporte da Agência UFPR Internacional e do Celin para o que precisarem”.
Christian Schlieker e David Winzler têm em comum, além de serem intercambistas na UFPR, a origem alemã e o curso que realizarão no Brasil, Informática. Christian conta que já visitou o País anteriormente e se encantou pela cultura e pela alegria. “Aprendi português quando estive aqui e quero repetir essa experiência, fazer mais amigos e descobrir a natureza brasileira que é muito bonita”. David também já esteve no Brasil antes, com o objetivo de aprender capoeira. “Agora espero aprender português e conhecer melhor a energia brasileira para poder levar esse sentimento para a Alemanha”.
A cerimônia de boas-vindas aos estudantes proporciona, ainda, orientação referente aos aspectos burocráticos de permanência no País e a entrega dos Guias do Estudante UFPR, traduzidos em todos os idiomas dos estudantes presentes.