A Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu a visita do novo cônsul-geral do Japão em Curitiba, Hamada Keiji. O reitor Ricardo Marcelo Fonseca e a vice-reitora Graciela Bolzón de Muniz recepcionaram a autoridade no dia 3 de maio no Prédio da Reitoria.
“A Federal do Paraná, tradicionalmente, tem uma relação muito estreita e cordial com o Consulado do Japão. O cônsul veio se apresentar e foi uma satisfação recebê-lo”, afirmou o reitor. Higaki Sotaro, vice-cônsul do Japão na cidade, o diretor da Agência UFPR Internacional (AUI), professor André de Macedo Duarte, e o coordenador de Mobilidade Acadêmica da Universidade, Luiz Gardenal, participaram do encontro.


Por meio de acordos firmados com universidades japonesas, a Federal realiza intercâmbios científicos e de estudantes. Hamada externou ao reitor o desejo de intensificar o intercâmbio cultural e acadêmico entre as duas nações, e de trabalhar em conjunto com a instituição. A autoridade é responsável pelas relações entre o país de origem e o seu povo em território estrangeiro.
Durante a visita de cortesia, relembrou com alegria sua trajetória na UFPR. “Comecei minha carreira em Curitiba estudando português aqui nesta faculdade, nos anos 80. Estou muito feliz de poder voltar para essa cidade”. Em 2019, o agente oficial do Japão foi cônsul na capital do Paraná, berço de expressiva comunidade japonesa.
A graduação em Letras-Japonês é ofertada pela UFPR desde 2019. Para os interessados, o Centro de Línguas (Celin) da UFPR oferece o curso de língua japonesa.
Assista à matéria produzida pela TV UFPR: