

O vice-reitor da Universidade Federal do Paraná, Rogério Mulinari, e o assessor de Relações Internacionais, Carlos Siqueira, foram anfitriões de três professores e 26 alunos de MBA da Universidade de Alberta no Canadá.
A comitiva que veio à universidade, na quinta-feira (9), com o objetivo de conhecer uma instituição de ensino da América Latina, pode conhecer um pouco da história e da estrutura da UFPR em uma apresentação feita pelo vice-reitor.
Segundo o professor da Universidade de Alberta, Aurélio Fernandes, Alberta é a província mais rica em petróleo no Canadá, e os estudantes não têm o hábito de conhecer outros países. A viagem feita ao Brasil faz parte de um programa de intercâmbio, por meio do qual os alunos visitam, em uma semana, organizações estratégicas de outros países, num trabalho de observação que visa ampliar a visão de mundo deles. “Este programa agora se tornou obrigatório em Alberta, pois fazemos negócios com o mundo todo e precisamos conhecer outras culturas para entendê-las”, explica Fernandes.
Fernandes conta que as viagens são feitas com alunos de diferentes áreas de interesse e são divididas em três polos: Europa, América do Sul e Ásia. De acordo com o assessor de relações internacionais da UFPR, a instituição está em processo de negociação com a universidade de Alberta, para viabilizar intercâmbios mais extensos entre alunos e instituições.
Texto de Flaécia Gomes (estagiária).