logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR recebe visita de cônsul belga

Visita do cônsul da Bélgica no Gabinete do Reitor - Foto: Rodrigo Juste Duarte

Com o objetivo de reforçar relações com a UFPR, o Cônsul Geral da Bélgica, Didier Vanderhasselt, acompanhado do Cônsul Honorário da Bélgica em Curitiba, João Casillo, estiveram reunidos na tarde desta quinta-feira (23) com o reitor Zaki Akel Sobrinho, o vice-reitor Rogério Mulinari e o assessor de Relações Internacionais Carlos Siqueira.

A finalidade da reunião foi analisar o funcionamento dos acordos que a universidade possui atualmente com a Bélgica, para elaborar novos projetos que possam estabelecer parcerias mais profundas entre a UFPR e o Ministério de Educação Belga. Em outubro deste ano, o ministro da Educação da região flamenga virá ao Brasil.

Segundo o cônsul geral, as universidades da Bélgica são de ótima qualidade, mas não têm muita visibilidade em países emergentes, como o Brasil. Sendo assim, a visita do ministro objetiva reforçar relações não apenas em aspectos econômicos e políticos, mas principalmente educacionais. “Queremos dividir nossas experiências com universidades brasileiras, principalmente nas áreas de saúde, biotecnologia e atividades portuárias” afirma Vanderhasselt.

Para o reitor, o sistema universitário brasileiro possui condições apropriadas para dialogar com diferentes universidades, o que possibilita aperfeiçoamento e capacitação dos alunos e, consequentemente, do país. “Queremos inserir a Universidade no contexto de relações globais não só no sentido de mobilidade acadêmica, para aprimorar a qualidade formativa de nossos alunos”, comenta Zaki Akel.

 

Por Flaécia Gomes com orientação de Lais Murakami

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...