logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR recebe selo de Pró-Equidade de Gênero e Raça

Zaki (à dir.) com Junglos: nova conquista da UFPR em defesa da equidade de gênero e raça. Imagem: UFPR.
Zaki (à dir.) com Junglos: nova conquista da UFPR em defesa da equidade de gênero e raça. Imagem: UFPR.

A UFPR foi a única instituição de ensino superior do País contemplada, ontem em Brasília, na 5ª edição do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça. O reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, recebeu o prêmio ao lado do responsável pelo relatório encaminhado pelo Comitê Pró-Equidade de Genero e Raça, Aldemir Junglos.

“É uma grande honra receber este prêmio, que comprova, mais uma vez, o compromisso da UFPR com as questões de gênero”, disse Zaki, que foi cumprimentado pela ministra Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Nilma Lino Gomes.

Mulinari coordenou projeto

O vice-reitor da UFPR, Rogério Mulinari, foi o coordenador da iniciativa. Sob seu comando, o Comitê Pró-Equidade de Genero e Raça produziu o documento que serviu de base para a análise da comissão julgadora do prêmio, contendo a descrição detalhada do conjunto das ações desenvolvidas pela Universidade neste campo.

23030832650_39884de874_zO vice-reitor também foi o principal articulador da mais inovadora e importante iniciativa citada no documento: o Projeto “Conte Conosco” – proposta que disponibiliza uma plataforma virtual na qual pessoas que se sentem vítimas da discriminação e da violência podem se encontrar com especialistas e pesquisadores preparados para lidar com as diversas frentes que a problemática pode gerar. A UFPR é pioneira no desenvolvimento desta iniciativa, que serve de modelo para o Brasil.

Inscreveram-se para o programa, que existe há dez anos, empresas públicas e privadas de todo o País. Desta 5ª edição, participaram cerca de um milhão de trabalhadores. Coordenado pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, com apoio da Organização Internacional do Trabalho (OIT), ONU Mulheres e Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, reconhece as práticas implementadas em empresas públicas e privadas para promover a igualdade de gênero e raça.

Por Aurélio Munhoz

 

 

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...