logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR recebe Prêmio Aliad@s da Cidadania LGBT 2016

25187779944_5c4b5bb656_zO projeto da UFPR Conte Conosco recebeu, na última segunda-feira (14), o Prêmio Aliad@s da Cidadania LGBT. A homenagem foi concedida pelo Grupo Dignidade – ONG LGBT paranaense com foco em políticas públicas e cidadania – durante as comemorações dos 24 anos da entidade.

O objetivo do prêmio é reconhecer e valorizar publicamente pessoas e organizações que contribuíram para a causa LGBT no estado do Paraná em 2015; com o lema “Ser 24 é tudo de bom!”, o Grupo elegeu 24 homenageados.

Para o diretor executivo da ONG, Toni Reis, reconhecer os aliados no enfrentamento da LGBTfobia é essencial para dar fôlego a novos trabalhos e, assim, cumprir a missão do Grupo Dignidade. “É fundamental termos aliados e aliadas nessa difícil jornada de enfrentamento da LGBTfobia existente em nossa cultura. Para isso, contamos com aliados e aliadas que devem, sim, ser reconhecidos e elogiados pelas ações que realizam”, declara.

FOTO: Ana Assunção/ACS
Conte Conosco surgiu a partir das ideias de mais de 20 entidades envolvidas com questões de gênero, direitos humanos e promoção da igualdade racial. FOTO: Acervo/ACS

O vice-reitor da UFPR e um dos idealizadores do Conte Conosco, Rogério Mulinari, representou a Universidade na entrega do prêmio. Segundo ele, a iniciativa tem sido reconhecida principalmente pelo seu caráter colaborativo e inovador entre as instituições de ensino. “Dentro do ambiente acadêmico, também temos de ser firmes no enfrentamento à violência. Não podemos mais tolerar esse tipo de episódio; com apoio de nossas pesquisadoras e estudantes, estamos em uma ação coletiva que, ao mesmo tempo que busca conscientizar sobre o tema, promove um acolhimento multidisciplinar daquelas que sofrem”, explica.

conteconoscoConte Conosco

Além das diversas frentes de estímulo à pesquisa e à reflexão sobre a violência, em agosto de 2015, uma iniciativa inédita entre as universidades federais passou a integrar as políticas institucionais em defesa dos direitos humanos na UFPR: o programa Conte Conosco. Entre outras ações, a proposta disponibiliza uma plataforma virtual que funciona como grande ambiente onde pessoas que se sentem vítimas da discriminação e da violência podem se encontrar com especialistas e pesquisadores preparados para lidar com as diversas frentes que a problemática pode gerar.

A ideia surgiu a partir da necessidade percebida pela Universidade de que um posicionamento mais firme e transparente precisava ser adotado contra a intolerância e a violência entre estudantes, professores e técnicos. Assim, a UFPR convidou para pensar e agir – de forma colaborativa – mais de 20 entidades envolvidas com questões de gênero, direitos humanos e promoção da igualdade racial. Os grupos aceitaram o desafio e passaram a se reunir junto com a Reitoria para discutir estratégias de enfrentamento, conscientização e institucionalização dos problemas. Desse compartilhamento de ideias, foi-se delineando o Conte Conosco. Conheça aqui.

Leia também

UFPR recebe selo de Pró-Equidade de Gênero e Raça

UFPR lança programa inédito de combate à discriminação e à violência na comunidade acadêmica

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...