UFPR recebe o prêmio Top of Mind da Revista Amanhã

30 novembro, 2012
09:04
Por
0
UFPR

 

Elenice Matos Novak, pró-reitora da Extensão e Cultura da UFPR e Ronaldo Laséki, executivo comercial da revista Amanhã

Elenice Matos Novak, pró-reitora da Extensão e Cultura da UFPR e Ronaldo Laséki, executivo comercial da Revista Amanhã. Foto: Wesley Rocha

A Universidade Federal do Paraná recebeu na noite de quinta-feira, dia 30/11,  o prêmio Top of Mind – As Marcas do Paraná, da Revista Amanhã, como universidade pública mais lembrada do estado. A cerimônia de premiação  ocorreu no Centro de Eventos Cietep, em Curitiba, e a UFPR foi  representada  pela pró-reitora de Extensão e Cultura, Elenice Matos Novak. Mais de 300 pessoas estiveram na cerimônia que, além dos vencedores, reuniu executivos que atuam na área de marketing, branding e comunicação.

Realizado desde 1995 pela Revista Amanhã e Instituto Bonilha, o Top of Mind é um levantamento das marcas mais lembradas pelo consumidor paranaense e engloba produtos de consumo, serviços, veículos de comunicação e profissionais de mídia. A pesquisa é feita por questionários espontâneos, com questões abertas e o entrevistado menciona o primeiro nome ou marca que lhe vem na memória, dentro de categorias pré-estabelecidas. Foram realizadas, ao todo mil entrevistas, com pessoas de ambos os sexos a partir de 18 anos, pertencentes a distintos grupos socioeconômicos. Os questionários foram aplicados entre os dias 25/09 e 05/10 deste ano, em dez regiões do estado onde se encontram concentrados os maiores centros consumidores.

Na pesquisa sobre Universidade Pública, a UFPR teve 22,4% de participação, contra 8,5% da Universidade Estadual de Maringá, 6,8% da Universidade Estadual de Londrina, 6,6% da Universidade Estadual de Ponta Grossa e 6,2% da Unioeste. Em termos de região geográfica, a UFPR teve 57,7% de participação na capital, 67,5% na Região Metropolitana de Curitiba e 6,6% no interior do Paraná.

Na categoria mais disputada do Top of Mind, o de Grande Empresa, a Coca-cola  foi a marca mais lembrada. As outras cinco empresas ganhadoras na categoria foram, em ordem, Copel, Sadia, Coamo e Muffato. Ao todo foram premiadas empresas de 76 categorias dentro dos setores Corporativos, Serviços, Produtos e Comunicação. Também receberam homenagens as campeãs das 24 categorias específicas do Top of Mind Curitiba.

Em análise dos resultados, o diretor de redação da Revista Amanhã Eugênio Esber, o diretor do Instituto Bonilha Rogério Bonilha, e a diretora da Zoom Pesquisas Sabrina Campano, que atuou no trabalho de campo, destacaram a utilidade da pesquisa para empresários e profissionais de comunicação e marketing. “É possível perceber quando a marca precisa ser reforçada institucionalmente, quando está consolidada e também quando há espaço para que uma nova marca se coloque na lembrança dos consumidores”, explicou Esber. Mais informações estão disponíveis no site www.amanha.com.br.

Rogério Bonilha e Eugênio Esber

Rogério Bonilha e Eugênio Esber. Foto: Leonardo Bettinelli

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]