Elenice Matos Novak, pró-reitora da Extensão e Cultura da UFPR e Ronaldo Laséki, executivo comercial da Revista Amanhã. Foto: Wesley Rocha
A Universidade Federal do Paraná recebeu na noite de quinta-feira, dia 30/11, o prêmio Top of Mind – As Marcas do Paraná, da Revista Amanhã, como universidade pública mais lembrada do estado. A cerimônia de premiação ocorreu no Centro de Eventos Cietep, em Curitiba, e a UFPR foi representada pela pró-reitora de Extensão e Cultura, Elenice Matos Novak. Mais de 300 pessoas estiveram na cerimônia que, além dos vencedores, reuniu executivos que atuam na área de marketing, branding e comunicação.
Realizado desde 1995 pela Revista Amanhã e Instituto Bonilha, o Top of Mind é um levantamento das marcas mais lembradas pelo consumidor paranaense e engloba produtos de consumo, serviços, veículos de comunicação e profissionais de mídia. A pesquisa é feita por questionários espontâneos, com questões abertas e o entrevistado menciona o primeiro nome ou marca que lhe vem na memória, dentro de categorias pré-estabelecidas. Foram realizadas, ao todo mil entrevistas, com pessoas de ambos os sexos a partir de 18 anos, pertencentes a distintos grupos socioeconômicos. Os questionários foram aplicados entre os dias 25/09 e 05/10 deste ano, em dez regiões do estado onde se encontram concentrados os maiores centros consumidores.
Na pesquisa sobre Universidade Pública, a UFPR teve 22,4% de participação, contra 8,5% da Universidade Estadual de Maringá, 6,8% da Universidade Estadual de Londrina, 6,6% da Universidade Estadual de Ponta Grossa e 6,2% da Unioeste. Em termos de região geográfica, a UFPR teve 57,7% de participação na capital, 67,5% na Região Metropolitana de Curitiba e 6,6% no interior do Paraná.
Na categoria mais disputada do Top of Mind, o de Grande Empresa, a Coca-cola foi a marca mais lembrada. As outras cinco empresas ganhadoras na categoria foram, em ordem, Copel, Sadia, Coamo e Muffato. Ao todo foram premiadas empresas de 76 categorias dentro dos setores Corporativos, Serviços, Produtos e Comunicação. Também receberam homenagens as campeãs das 24 categorias específicas do Top of Mind Curitiba.
Em análise dos resultados, o diretor de redação da Revista Amanhã Eugênio Esber, o diretor do Instituto Bonilha Rogério Bonilha, e a diretora da Zoom Pesquisas Sabrina Campano, que atuou no trabalho de campo, destacaram a utilidade da pesquisa para empresários e profissionais de comunicação e marketing. “É possível perceber quando a marca precisa ser reforçada institucionalmente, quando está consolidada e também quando há espaço para que uma nova marca se coloque na lembrança dos consumidores”, explicou Esber. Mais informações estão disponíveis no site www.amanha.com.br.
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]