logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Hoje, quarta-feira (15), é o último dia para inscrições no Festival de Minifoguetes

Evento vai divulgar o espaçomodelismo
Evento vai divulgar o espaçomodelismo

O Festival de Minifoguetes de Curitiba, evento este inédito no Brasil, recebe somente até hoje, quarta-feira (15) inscrições de participantes. O evento tem entre seus objetivos motivar vocações para a área científica e espacial; divulgar o programa espacial brasileiro; difundir o espaçomodelisno, o foguetemodelismo e a aeroespaçonáutica. Interessados podem se habilitar nos endereços http://www.foguete.ufpr.br/ ou http://fogueteufpr.blogspot.com.br/

Nesse evento, que será realizado no período de 18 a 20 de abril de 2015, ressalta o professor Carlos Henrique Marchi, coordenador do Grupo de Foguetes Carl Sagan/UFPR, pretendemos, também, promover a integração de alunos de cursos, instituições e grupos de pesquisa voltados à engenharia espacial, bem como, pessoas interessadas na temática.

Os participantes terão a oportunidade de se inscrever em 12 modalidades, para lançamento de foguetes no ar, na maior altura possível, explica o docente. Esta atividade prática terá como palco as dependências da UFPR- Centro Politécnico, Jardim das Américas – e Fazenda Canguiri, em Pinhais. Além disso, os participantes do evento – a grande maioria alunos de universidades brasileiras – também poderão assistir palestras, debater a temática em sessões técnicas e visitar exposições.

No ano passado, lembra Marchi, o evento contou com a participação de 18 equipes de 10 instituições de ensino superior (UCS, UFABC, UFMG, UFPR, UFRPE, UFSC, UNICAMP, UP, UTFPR/UEM) e de três grupos independentes (BVM, CEGAPA, Edge of Space), de 6 estados brasileiros (MG, PE, PR, RS, SC, SP). Duas das equipes da UFPR quebraram dois recordes da National Association of Rocketry (NAR), maior associação de espaçomodelistas do mundo, com sede nos Estados Unidos.

Jornalista Celsina Favorito

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...