Durante a abertura do XXIX Congresso Brasileira de Agronomia (CBA), que está sendo realizado em Foz do Iguaçu, o curso de agronomia da UFPR (Universidade Federal do Paraná) recebeu uma homenagem pelos seus 100 anos de existência.
Em 1915, com o início das aulas da primeira turma, nascia o curso de Agronomia da instituição. Com a formatura da primeira turma em 1918, estava institucionalizado o primeiro curso de agronomia do Estado do Paraná e um dos primeiros do Brasil. Nos seus 100 anos de existência (até julho de 2015), o curso de Agronomia da UFPR já formou 4.347 engenheiros agrônomos, que têm ajudado a fazer do estado do Paraná e do Brasil um dos principais celeiros agrícolas do mundo.
Dos seus bancos escolares saíram engenheiros agrônomos que ajudaram a fundar instituições de pesquisa como o Iapar (Instituto Agronômico do Paraná) e a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Outros têm se destacado na área empresarial, como grandes produtores rurais, como proprietários de grandes agroindústrias e alguns seguiram rumos políticos, tornando-se deputados, senadores e ministros.
Para homenagear e agradecer os serviços prestados pela instituição de ensino, a organização do CBA entregou uma placa para o vice-coordenador do curso, professor Agenor Maccari Filho. Ele representou o coordenador do curso, João Carlos Bespalhok Filho. A representante dos estudantes de Agronomia do Brasil, Steffani Dobrovoski, recebeu flores em homenagem à instituição.
Com informações da Assessoria de Comunicação do CBA
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]